1 milhão de vagas: governo de BC divulga perspectiva de emprego para a próxima década

Imigrantes devem preencher 38% das vagas de empregos nos próximos dez anos na província. Governo diz ainda que quase 80% das vagas de emprego previstas exigirão alguma forma de educação de ensino superior ou profissionalizante. As áreas de saúde e tecnologia tem maior previsão de crescimento.

mercado de trabalho emprego canadá vancouver columbia britânica
Crédito: Ricardo Imagen

O governo de British Columbia publicou este mês um novo relatório, onde apresenta perspectivas para o mercado de trabalho na província para os próximos dez anos. Segundo o documento, chamado de “Labour Market Outlook”, o “futuro é brilhante” para os empregos em BC.

De acordo com a publicação, mais de um milhão de vagas de emprego serão criadas na próxima década, delineando oportunidades de trabalho e carreira que podem mapear a educação, capacitação e planos futuros de profissionais de todas as idades.

“Apesar dos desafios econômicos globais que estamos enfrentando, há grandes oportunidades de emprego na próxima década, à medida que continuamos construindo uma economia inclusiva, sustentável e que não deixa ninguém para trás”, ressaltou Selina Robinson, Secretária da Ensino Superior da província de British Columbia.

O número de vagas em BC deve atingir 3,1 milhões até 2032, cômputo superior aos atuais 2,7 milhões de empregos, ou seja, um aumento médio de 1,3% por ano durante o período analisado. As principais áreas de crescimento segundo o relatório serão os setores de tecnologia e saúde.

“Esta análise nos mostra que o futuro da província está cheio de oportunidades”, disse Andrew Mercier, Secretário do Desenvolvimento da Força de Trabalho de BC. “Não faltam carreiras com bons salários, especialmente nas áreas técnicas. Com a previsão da abertura de 83,000 vagas abertas na próxima década, nunca houve um momento melhor para ingressar neste segmento e o governo está trabalhando para expandir o acesso ao ensino profissionalizante” enfatizou Mercier.

Entre 2022 e 2032, são esperadas mais de um milhão de vagas (1,017.000) na província, sendo 37% resultantes do crescimento da economia, enquanto as restantes 63% serão decorrentes da aposentadoria de parte da força de trabalho.

Mais vagas no Ensino Superior

Nos últimos anos, a província ampliou o acesso ao ensino superior, particularmente em áreas com grande demanda de mão-de-obra.

Isto inclui a criação de:

  • 602 novas vagas em cursos de enfermagem, além das duas mil vagas já existentes em instituições públicas de ensino superior;
  • 2,900 novas vagas em cursos de tecnologia, visando acrescer mais 1,000 graduados por ano na área;
  • 1,577 novas vagas de ensino em educação infantil (ECE), somando-se a aproximadamente 1,800 vagas em programas já existentes em instituições públicas de ensino superior;
  • 27,000 vagas em cursos técnicos e ensino profissionalizante em instituições públicas e privadas este ano.

De acordo com o governo, a província continuará a investir para apoiar o acesso ao ensino superior, educação profissionalizante e desenvolvimento de carreira, através do plano “StrongerBC”.  

“O plano StrongerBC busca garantir que British Columbia esteja bem posicionada para preencher estas vagas e, desta forma, possamos apoiar o crescimento das empresas na região. Ao mesmo tempo, capacitamos a população para os empregos de amanhã”, explicou Brenda Bailey, Secretária de Empregos, Desenvolvimento Econômico e Inovação.

Outros Destaques do Relatório:

    • Entre 2022 e 2032, quase 80% (789,000) de todas as vagas de emprego exigirão algum nível de ensino ou capacitação em nível superior.
      • 37% do total de vagas serão preenchidas por indivíduos com graduação, pós-graduação ou cursos profissionalizantes.
      • Profissionais com diplomas e certificados excluindo cursos técnicos preencherão 29% das vagas disponíveis, e os portadores de cursos técnicos e profissionalizantes representarão 12%.
      • As outros 22% das vagas de emprego serão destinadas para indivíduos com ensino médio ou inferior.
    • Indivíduos de até 29 anos ingressando no mercado de trabalho pela primeira tem previsão de exercer 47% das futuras vagas de emprego.
    • Novos imigrantes têm previsão de preencher 38% das vagas, enquanto 8% das vagas ficarão a cargo de profissionais provenientes de outras regiões do Canadá.

[wps_quote style=”style-3″ cite=”BC Labour Market Outlook “]Novos imigrantes têm previsão de preencher 38% das vagas de trabalho nos próximos dez anos.[/wps_quote]

Saiba Mais:

WorkBC

Plano StrongerBC

BC Labour Market Outlook

Categorias de ensino no Canadá

Ferramenta de transição de carreira (BC)

Certificação de Skilled Trades (Ensino Técnico)

Fique por dentro das notícias de Vancouver, do Canadá e da comunidade brasileira. Assine nossa newsletter:




 

*campo obrigatório

Prestigie os anunciantes do Jornal Brasil Vancouver