Segundo o governo canadense, em 2019 o Canadá emitiu 404.000 novas permissões de estudos. Este número integra um total de 600 mil estudantes internacionais ativos no Canadá e triplica a população estudantil internacional dos últimos 10 anos. Com o resultado, o Canadá se consolida como o quarto país que mais recebe estudantes no mundo, atrás apenas de Estados Unidos, Reino Unido e Austrália.
De acordo com uma pesquisa do Canadian Bureau for International Education (CBIE), os estudantes internacionais são atraídos para o Canadá pela qualidade da educação oferecida por suas universidades e faculdades. Além disso, o país é reconhecido por seu multiculturalismo e acolhimento aos estrangeiros. O CBIE acredita que a maior vantagem do Canadá em comparação aos países concorrentes é o pacote de estudo, trabalho e, posteriormente, imigração.
Qual é o perfil do imigrante que sai do Brasil?
Ocupando o sexto lugar nos países de origem destes estudantes internacionais no Canadá (2019), o Brasil foi o responsável por 10.270 permissões de estudos para o Canadá emitidos no ano passado – quase 62% a mais do que foi emitido em 2015.
O Canadá é um dos principais destinos para brasileiros que buscam sair do país para uma eventual imigração. Outros destinos comuns são Portugal, Estados Unidos, Japão, Espanha e Itália. Mas afinal, qual é o perfil do imigrante que sai do país e quais as cidades de destino no Canadá?
Fundamentados nos motivos de segurança, repúdio à corrupção, novas oportunidades de trabalho e melhor qualidade de vida, os brasileiros buscam trilhar um novo caminho em outro país e, muitas vezes, o percurso mais viável deste recomeço no Canadá é por meio dos estudos, mesmo que o novo imigrante já possua uma ótima experiência acadêmica e profissional.
Segundo o jornal Gazeta do Povo, o número de brasileiros que fizeram a “Declaração de Saída Definitiva” do país no Imposto de Renda em 2019 e decidiram se mudar definitivamente para o exterior foi mais que o dobro do número registrado em 2013 (crescimento de 125%). Isso sem considerar os imigrantes que ainda não fizeram a Declaração por receio de inativar o CPF e contas bancárias ainda existentes no Brasil.
“Além do aumento registrado no período – o pico foi em 2018 –, o perfil do emigrante brasileiro mudou. Antes, as pessoas que deixaram o país eram em sua maioria solteiros com ensino superior. Agora, são mestres, doutores, casais e famílias completas que formam a maior parte desse êxodo do Brasil”, diz a matéria da Gazeta do Povo.
Ainda de acordo com o governo canadense, os destinos preferidos pelos imigrantes de diversas origens são Vancouver e Toronto. Em 2019, Vancouver recebeu mais de 40 mil novos imigrantes, atrás apenas de Toronto, com 118 mil. Conforme reportagem anterior do Jornal Brasil Vancouver, números crescentes que também indicam uma comunidade brasileira em constante crescimento em Vancouver.
Assine a newsletter do Jornal Brasil Vancouver e receba notícias, promoções e eventos da comunidade por email.