COVID-19: como solicitar o seguro desemprego e os novos benefícios emergenciais

Os benefícios emergenciais anunciados pelo governo canadense estarão disponíveis em Abril para aqueles que não estão qualificados a receber o seguro desemprego (EI). Mais de meio-milhão de requisições foram feitas nesta semana.

O primeiro-ministro Justin Trudeau anunciou esta semana um potente pacote econômico para ajudar o país a superar os efeitos da pandemia do novo coronavírus, incluindo suporte financeiro para profissionais que normalmente não estariam elegíveis a receber os benefícios do seguro desemprego (EI).

As novas medidas, que ainda precisam ser aprovadas pelo Parlamento em Ottawa, pretendem prover benefícios emergenciais de auxílio para trabalhadores que se encontram em quarentena ou foram recomendados a permanecer isolados em casa em decorrência do COVID-19 e não recebem auxílio pago por ausência por doença. As medidas também incluem cobertura para funcionários com carga horário reduzida ou demitidos.

seguro desemprego EI canada coronavirus vancouver
Foto: Austin Distel

Como inscrever-se para receber os novos benefícios de seguro desemprego por motivo de doença

Sob as novas regras, os canadenses que foram recomendados permanecer em isolamento domiciliar ou quarentena, podem solicitar o seguro desemprego (EI) sem certidão médica, como normalmente seria necessário, junto com os registros de emprego (records of employment – ROEs).

Profissionais que não possam enviar sua requisição porque estão doentes ou em quarentena, também podem requisitar os benefícios do seguro desemprego por doença posteriormente, com início retroativo.

Os interessados podem acessar o site do “Employment and Social Development Canada” (ESDC) e seguir os cinco passos abaixo:

1) Junte os documentos requisitados

Para fazer o requerimento online, é necessário o registro de emprego (ROEs) do indivíduo. Certificados médicos não serão requisitados para aqueles cuja recomendação foi de permanecer em isolamento ou quarentena. O “Service Canada” recomenda dar entrada no processo assim que possível, mesmo que os documentos não estejam disponíveis, já que os mesmos podem ser enviados mais tarde.

2) Preencha o formulário online

Como já citado, é recomendado iniciar a requisição imediatamente após o desligamento do emprego. Se o requerente esperar mais de quatro semanas após o último dia de trabalho, os benefícios podem ser perdidos. Para completar o formulário, o solicitante vai necessitar de informações como o nome e endereço da(s) empresa(s) onde o requerente trabalhou nas últimas 52 semanas, as datas empregado em todas estas firmas e as razões do desligamento de cada uma delas. Além disso, serão pedidos informações pessoais como endereço para envio de correspondência, dados bancários e o “Social Insurance Number” (SIN).

3) Envie documentos requisitados

O usuário pode visitar sua conta pelo site “My Service Canada Account” (MSCA) para visualizar os ROEs que foram emitidos para o requerente por empregadores anteriores e atuais.

4) Aguarde o código de acesso pelo correio

O “Service Canada” vai enviar pelo correio um declaração com os benefício do solicitante, incluindo uma senha de acesso com quatro dígitos. Esta senha e o SIN serão a chave para obter atualizações sobre o processo e também completar os formulários quinzenais obrigatórios.

5) Revise o status do seu requerimento

Para revisar o progresso do requerimento online, o usuário pode:

Mais de meio-milhão de requisições para seguro desemprego nesta semana

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, disse que o número de chamadas feitas recebidas pelo “Service Canada” e outras agências do governo atingiu um nível histórico. “Até o momento, esta semana, foram mais de 500 mil requisições, sendo que no mesmo período em 2019 foram apenas 27 mil” afirmou Trudeau, em referência ao seguro desemprego. O líder canadense também lembrou que “esta demanda sem precedentes aumentou consideravelmente a pressão sobre o sistema do governo, mas que os funcionários públicos estão trabalhando para normalizar a situação”.

Fique por dentro das notícias do Canadá e da comunidade brasileira. Assine nossa newsletter semanal:




 

*campo obrigatório

Prestigie os anunciantes do Jornal Brasil Vancouver