Não seguir as regras de isolamento social em Vancouver agora pode doer no bolso. Em uma reunião virtual do Vancouver City Council (assembleia da cidade) nesta segunda-feira, ficou decidido por unanimidade um conjunto de medidas especiais para repreender indivíduos e negócios que não seguirem as regras de segurança durante a pandemia do novo coronavírus.
Não adotar a recomendação de manter dois metros de distância para outras pessoas pode render multas de até $1,000 a indivíduos e até $50 mil para empresas.
“O período de pedir gentilmente acabou” disse Kennedy Stewart, prefeito de Vancouver, em sua conta no Twitter. Ao citar as multas para empresas, ele reforçou: “Isso é sério”. Ainda de acordo com o líder da cidade, a mensagem do governo neste momento é clara: “feche as portas, fique quieto e salve vidas”.
Segundo informou a CBC, indivíduos podem ser multados se não praticarem o chamado isolamento social em parques e outros espaços públicos, mas não nas ruas e em suas casas.
A decisão tomada no conselho municipal foi influenciada por imagens compartilhadas em mídias sociais e na imprensa de centenas de pessoas não cooperando com as regras de distância entre indivíduos no último final de semana, o que causou indignação entre a população local.
Além de multas, outra medida recente para mitigar o contato entre pessoas nos espaços públicos da cidade foi tomada pelo Vancouver Park Board, que determinou o fechamento de parques municipais e praias da cidade.
Primeiro-Ministro: “todos devem fazer a sua parte”
Social distancing – physical distancing – is the single best way to keep the people around you safe and reduce the spread of #COVID19. No matter who you are, if you’re doing your part, you are saving lives. pic.twitter.com/4Ty2XicH6F
— CanadianPM (@CanadianPM) March 23, 2020
No âmbito federal, o primeiro-ministro Justin Trudeau não descartou decretar medidas que restrinjam o movimento de indivíduos pelo país. “Todos nós vimos as fotos de pessoas que acreditam ser invencíveis, mas vocês não são invencíveis” salientou o líder canadense. “Todos devem fazer a sua parte”, disse Trudeau, que enfatizou novamente: “vá para casa e fique em casa”.
Em paralelo, o governo federal lançou uma campanha educacional de publicidade, para reforçar bons hábitos de higiene e para promover a necessidade do isolamento social neste momento.
*campo obrigatório