27 de novembro de 2022 será lembrado como um dia histórico para o esporte canadense, por motivos diferentes. Por um lado, a seleção de futebol do país, que foi eliminada no Catar ao ser derrotada pela Croácia, conseguiu finalmente marcar seu primeiro gol em uma Copa do Mundo FIFA.
Além disso, por outro lado, a equipe de tênis do Canadá brilhou na Copa Davis, considerada a Copa do Mundo por países do tênis, onde derrotou a Austrália na final do torneio por 2 a 0 e levou o título inédito na Escócia.
O país sagrou-se campeão da Copa Davis pela primeira vez, depois que Felix Auger-Aliassime, atual sexto colocado no ranking da ATP, completou uma semana irretocável de tênis no dia da decisão, com sua terceira vitória consecutiva na fase final da competição.
As vitórias de Auger-Aliassime e Denis Shapovalov, em jogos contra Alex de Minaur e Thanasi Kokkinakis, respectivamente, deram ao Canadá uma vantagem incontestável de 2 a 0 contra a Austrália.
O placar de 6-3 e 6-4 contra Alex de Minaur foi mais difícil do que o resultado sugere. Auger-Aliassime teve que salvar oito “break points” para confirmar o resultado. Na partida anterior, Shapovalov, 18º no ranking da ATP, derrotou Thanasi Kokkinakis também por 2 a 0, com parciais de 6-2 e 6-4.
“As emoções são difíceis de descrever”, disse Auger-Aliassime. “Denis e eu crescemos juntos, sonhando com esse tipo de palco, sonhando em vencer a Copa Davis. É um grande momento para mim e para o país.”
✨ THE moment ✨
Feels brought to you by Team Canada presented by @sobeys
✨ LE moment ✨
Émotions gracieuseté d’Équipe Canada présentée par @sobeys pic.twitter.com/sKt20OD0VA
— Tennis Canada (@TennisCanada) November 27, 2022
Shapovalov também estava evidentemente feliz com resultado. “Desde quando éramos juniores, vendo Vasek [Pospisil], Milos Raonic e Daniel Nestor jogarem a Copa Davis, queríamos fazer o mesmo, e talvez até conquistar o torneio um dia. “Foi difícil perder em 2019, foi um sentimento de vazio e queríamos muito desta vez”, disse ele.
Para Vasek Pospisil, o veterano da equipe, foi um momento emocionante. “Sonhamos com isso há vários anos”, disse ele.
“Estar aqui como campeão mundial, estou sem palavras. Esses caras não são mais crianças. Eles estão arrebentando. Você não pode ganhar este evento sem uma tremenda química entre os membros do time, avançando juntos, e todos esses caras representam exatamente isso.”
Pelas atuais regras da Copa Davis, 16 equipes jogam em sede única pela fase final do torneio – este ano, em Glasgow, na Escócia. Os confrontos entre nações são realizados em três partidas, duas de simples e uma de duplas, em melhor de três sets para cada jogo.
Para chegar até a final, a equipe do Canadá derrotou Coreia do Sul e Espanha na fase inicial, mas perdeu para a Sérvia. Já nas quartas de final, na fase de mata-mata, os canadenses venceram a Alemanha (2 a 1) e, na semifinal, a Itália (2 a 1).
Fique por dentro das notícias de Vancouver, do Canadá e da comunidade brasileira. Assine nossa newsletter:
*campo obrigatório