A Air Canada, principal companhia aérea do país, apresentou seu plano de expansão internacional durante o “Investor Day 2024” esta semana, indicando novos destinos internacionais nos próximos anos.
Este crescimento será impulsionado pela inclusão de quatro modelos de aeronaves à sua frota: Airbus A220, Boeing 787-10, Boeing 737 MAX e, em particular, o A321neo XLR.
A companhia aérea pretende fortalecer suas operações por meio de seus três principais “hubs” — Toronto, Montreal e Vancouver — com a meta de atingir 30 bilhões de dólares canadenses em receita anual e aumentar sua lucratividade até 2030.
Os chamados “hubs” são pontos de conexão da rede mundial de transporte aéreo, onde se realizam as transferências de tráfego (passageiros e mercadorias), como explica o site AeroParticipa.
A Air Canada diversificou seu mercado através de três hubs — com o Aeroporto Internacional de Toronto (YYZ) estabelecido como seu hub global, Montreal (YUL) liderando em rotas transatlânticas e Vancouver (YVR) se destacando em conexões transpacíficas.
De acordo com os números apresentados pela companhia aérea, a capacidade de serviço da Air Canada é distribuída da seguinte forma: 21% para rotas domésticas, 34% para o Atlântico, 16% para o Pacífico e 10% para a América Latina e Caribe.
Rio de Janeiro e Fortaleza nos planos da Air Canada
A América Latina é um foco importante dentro da estratégia de expansão e crescimento da Air Canada, com diversos novos destinos.
A companhia aérea canadense tem planos de expandir suas operações no Brasil além de São Paulo, com Rio de Janeiro e Fortaleza despontando como as duas principais candidatas para receber voos diretos do Canadá, conforme indicado no evento para investidores.
A Air Canada destaca Rio e Fortaleza como “oportunidades de crescimento internacional”, porém fez a ressalva que a confirmação de novos destinos “estão sujeitos a avaliações e análises financeiras posteriores”.
A companhia aérea canadense também não estabeleceu prazo para o início da operação das novas rotas entre Canadá e Brasil.
Mais destinos na América Latina
Outros novos destinos da companhia aérea na região incluem Lima no Peru, país que já recebeu voos da Air Canada antes da pandemia, e deve ser relançado usando o Airbus A321neo XLR. Atualmente esta rota é realizada pela Air Transat, com voos saindo de Toronto e Montreal.
A Guiana também deve ser incluída na malha aérea da empresa canadense, com voos diretos entre Toronto e a capital Georgetown, visando capitalizar do crescimento econômico na região.
A Air Canada também planeja inaugurar voos para El Salvador, que já recebe voos do Canadá por meio de seus parceiros comerciais Air Transat e Avianca.
Por fim, outro novo destino da Air Canada deve ser a cidade de Cartagena, na Colômbia — a capital Bogotá já recebe voos regulares saindo de Toronto e Montreal.
Novos voos para o México também estão nos planos da companhia aérea canadense.
Fonte: Air Canada, Aviacionline, AEROIN e AeroParticipa.
Fique por dentro da sua comunidade! Acompanhe o Jornal Brasil Vancouver através de todas as plataformas: