BC anuncia novas medidas para enfrentar a variante Omicron e aceleração da dose de reforço da vacina

Ministro da Saúde de BC Adrian Dix e a médica-chefe da província, Dra. Bonnie Henry (Crédito: Governo de BC)

O governo de British Columbia anunciou restrições mais severas para o período de 22 de dezembro até 18 de janeiro, visando conter o avanço da variante Omicron na província. A informação foi divulgada em coletiva de imprensa nesta terça-feira, em Victoria. As novas medidas incluem o fechamento de bares e casas noturnas, além do possível cancelamento de cirurgias programadas, de acordo com o avanço da nova variante em BC.

A província informou que as novas regras foram definidas a partir da análise dos dados de outras localidades, como Quebec, Ontario e Reino Unido, buscando sinais do que pode eventualmente acontecer em British Columbia. Segundo as autoridades de saúde, estas regiões estão à frente de BC nesta nova etapa da pandemia e, portanto, lidando com números mais altos de casos.

O número de ocorrências de COVID-19 em British Columbia aumentou mais de 126% em uma semana, impulsionado pela variante Omicron, altamente transmissível.

De acordo com especialistas, mesmo que seja demonstrado eventualmente que o Omicron cause sintomas mais brandos, sua rápida disseminação ainda pode enviar um número incontrolável de pessoas aos hospitais, sobrecarregando o sistema de saúde.

Novas medidas entram em vigor a partir de 22 de dezembro

As novas restrições, divulgadas pela médica-chefe da província, Dra. Bonnie Henry, entram em vigor nesta quarta-feira e incluem:

  • Nenhum evento organizado em ambiente fechado (indoor) de qualquer tamanho, incluindo casamentos, recepções e festas.
  • Boates e bares fechados.
  • Máximo de seis pessoas por mesa em restaurantes, pubs ou cafés.
  • Academias de ginástica e estúdios de dança fechados.
  • Eventos com espectadores sentados, como shows, eventos esportivos e cinemas, devem operar com a capacidade reduzida em 50%.

As novas restrições são complementares às medidas existentes, que entraram em vigor na segunda-feira. Encontros privados, em ambientes fechados, ainda estão limitados a membros da família e mais 10 convidados; ou uma família a mais – desde que todos estejam totalmente vacinados.

As novas regras não incluem restrições sobre viagens interprovinciais antes do Natal. O governo de BC enfatizou a necessidade de equilibrar a saúde mental das famílias e o objetivo de reduzir a transmissão de COVID-19.

Programa de aplicação de doses de reforço deve ser acelerado

As autoridades de saúde em BC estão acelerando o programa de reforço vacinal na província. Os dados até o momento apontam que duas doses não são suficientes para interromper uma infecção por Omicron, entretanto, vale ressaltar, ainda reduzam consideravelmente o risco de hospitalização e doenças graves.

Embora a estratégia provincial de aplicação da vacina (baseada em idade e/ou pessoas consideradas vulneráveis) permaneça, a província está expandindo sua capacidade de vacinação, através de farmácias e inaugurando novas clínicas.

A conclusão do programa de reforço vacinal em British Columbia é previsto agora para o final de março, ao invés de maio de 2022.

Todas as cinco autoridades regionais de saúde estão buscando abrir novos pontos de vacinação. Isto inclui a reabertura do Vancouver Convention Centre, além de outros locais aptos para vacinação em massa, na região do Fraser Valley e em Vancouver Island.

Fique por dentro das notícias de Vancouver, do Canadá e da comunidade brasileira. Assine nossa newsletter:




 

*campo obrigatório

Prestigie os anunciantes do Jornal Brasil Vancouver