Após receber diversos elogios pela gestão inicial da pandemia, BC possui agora o indesejado título de província com o maior número de casos ativos de COVID-19 per capita/100 mil no Canadá, segundo dados divulgados no início desta semana pela Agência de Saúde Pública Federal.
Segundo as informações disponibilizadas pelo governo, a província possui 43 casos por 100,000 habitantes, acima da média nacional de 28 casos. Quebec e Alberta completam o “pódio” com 38 e 33 casos por 100,000 pessoas, respectivamente. Ontario, que lidera em números absolutos, com 3,193 casos ativos, segue em quarto na conta per capita/100 mil, com 23 casos. Já British Columbia alcançou nesta segunda-feira (21) 2,189 casos ativos, após atingir picos no número de novos casos de COVID-19 por semanas.
Devido ao aumento contínuo no número de novas infecções, as autoridades de saúde de BC reforçaram o pedido aos moradores da província para criar e manter as chamadas “bolhas” de até seis pessoas para encontros durante a pandemia. A médica-chefe provincial Bonnie Henry lembrou ainda que eventos ao ar livre são sempre mais seguros do que em locais fechados.
British Columbia registrou em média mais de 100 novos casos por dia durante a última semana, alcançando um total agregado de 8,208 casos e 227 mortes desde o início da pandemia (até a última segunda-feira).
Para coibir a curva ascendente de casos do novo coronavírus, a Dra. Bonnie Henry anunciou recentemente diversas medidas preventivas, como por exemplo, o fechamento de casas noturnas, o encerramento das vendas de bebidas alcoólicas em restaurantes e bares após às 10:00pm e aplicação de multas para eventos com mais de 50 pessoas.
Fique por dentro das notícias de Vancouver, do Canadá e da comunidade brasileira. Assine nossa newsletter semanal:
*campo obrigatório