Brasil 200: Discurso do Cônsul-Geral do Brasil

Brasil 200 (Crédito: Bruno Vieira)

Brasileiros e brasileiras,

Hoje é um dia de festa e de celebração do bicentenário da Independência do Brasil. 200 anos de muito esforço, luta e compromisso de todos para construirmos juntos uma sociedade mais justa, igualitária e democrática. Ao nos reunirmos para ouvir e dançar nossos ritmos, experimentar nossa culinária e conhecer o maravilhoso trabalho de empreendedores e empreendedoras que expõem seus produtos e serviços no recinto interno deste centro comunitário, estou seguro de que esta é a festa da nossa nacionalidade, a demonstração da força da nossa cultura, a reunião dos nossos talentos e o exemplo da nossa devoção, solidariedade e amor pelo Brasil.

Reconhecemos que esses 200 anos de independência têm sido importantes para a superação de muitas mazelas da vida brasileira, mas nossa missão absolutamente não está completa. É preciso que nos empenhemos em cultivar a liberdade, a democracia, os direitos sociais, a defesa do meio ambiente, o desenvolvimento sustentável, a tolerância e a diversidade nesta nação multirracial e multiétnica. No nosso projeto futuro não tem lugar para ódio e divisões. Enquanto nossos irmãos brasileiros ainda estiverem sofrendo abandono, discriminação e fome, nosso trabalho de modo algum estará realizado. Há um passado comum de avanços que devemos louvar, mas há igualmente um horizonte infinito de desafios que temos de superar na construção de nossa plena cidadania e independência.

Meus amigos brasileiros, canadenses e estrangeiros

Depois de dois anos de pandemia e restrições, podemos nos reunir hoje nesta grande festa de congraçamento. Espero que todos tenham a melhor experiência com tudo o que preparamos, o consulado-geral em Vancouver, a Brazilian Community Association (BCA), o jornal BrasilVancouver, o Centro Cultural Latino-Americano de Vancouver (VLACC). Quero ressaltar muito fortemente o profissionalismo e a inestimável contribuição e engajamento dos grupos artísticos que se apresentam nesta tarde, voluntariamente, que esperam compartilhar a excelência de suas performances. A todos, meu muito obrigado. Quero registrar também a presença de uma dúzia de estandes de boa comida brasileira e cerca de 50 expositores de produtos e serviços. A todos, pela dedicação e parceria, meu profundo reconhecimento e agradecimento.

Reitero hoje que o consulado-geral está em processo de mudança de diretrizes. Claro que seguiremos prestando serviços consulares cada vez mais eficientes, tempestivos e individualizados; mas procuraremos estar cada vez mais próximos dos brasileiros e brasileiras desta enorme jurisdição do oeste canadense; estar mais abertos, acessíveis e transparentes; promover cooperação, acolhimento e parcerias, de modo que a comunidade sinta que estamos unidos e presentes na vida dos brasileiros. Este é um movimento de transformação que já está em curso e que vamos aprofundar nos próximos anos.

Before ending, a word of gratitude to our dear Canadians, who are an example of a nation that has chosen the path of prosperity, diversity and sustainability, and whom we thank for receiving us so well in this beautiful and young land.

Muito obrigado a todos, conte conosco e viva o Brasil.

Renato Mosca – Cônsul-Geral do Brasil em Vancouver

Fique por dentro das notícias de Vancouver, do Canadá e da comunidade brasileira. Assine nossa newsletter:




 

*campo obrigatório