Brasil na telinha: 10 programas para curtir no aconchego do lar canadense


Crédito: Fotomontagem com imagens de Kaspars Grinvalds e Drazen.

Os diversos serviços de streaming trazem o Brasil para mais perto dos brasileiros no Canadá. É cada vez mais fácil ficar ligado no melhor da TV nacional no exterior. Mas não foi sempre assim. Até pouco tempo atrás, filmes e programas brasileiros eram vistos apenas por DVD ou canais de TV a cabo.

Selecionamos alguns documentários, séries e filmes sobre a cultura, esporte e realidade do Brasil, disponíveis na Netflix, Amazon Prime Video, Disney Plus e, claro, Globoplay. Aproveite!

Diários de Intercâmbio (2021)

Gênero: Comédia, Romance
(The Secret Diary of an Exchange Student – Netflix)

Duração: 1h36min

Cansadas da vida no Brasil, as melhores amigas Bárbara e Thaila decidem fazer um intercâmbio na esperança de resolver todos os seus problemas. Nas montanhas geladas da Califórnia, as duas garotas se metem em todos os tipos de situações absurdas e hilárias e percebem que há mais em seus sonhos do que elas imaginavam.

3 Tonelada$: Assalto ao Banco Central (2022)

Gênero: Série documental
(The Great Robbery of Brazil’s Central Bank – Netflix)

Duração: 50 minutos (cada episódio)

Uma série documental sobre uma das histórias mais espetaculares do noticiário policial brasileiro. Com depoimentos inéditos de policiais e criminosos, bem como amplo material de arquivo, o documentário reconstitui o roubo histórico do Banco Central do Brasil, localizado em Fortaleza, no Ceará.

Em agosto de 2005, através de um túnel com quase 80 metros de comprimento, ladrões invadiram o cofre da instituição e levaram mais de 160 milhões de reais – ou cerca de 3,5 toneladas de dinheiro vivo.

O documentário recria momentos-chave do jogo de gato e rato entre os bandidos e a polícia federal ao longo de cinco anos de investigação deste que foi um dos maiores assaltos a banco da história do país – e um dos maiores do mundo. 

Elza e Mané – Amor em Linhas Tortas (2022)

Gênero: Documentário
(Globoplay)

Duração: 42-60 minutos (cada episódio)

Dois gênios brasileiros, Elza e Mané formaram um dos casais mais famosos do país. Uma relação que combateu preconceitos e foi marcada pelo amor, pelo alcoolismo e pela violência.

A Menina que Matou os Pais (2021)

Gênero: Suspense, Drama
(The Girl Who Killed Her Parents – Prime Video)

Duração: 1h25min 

A Menina Que Matou Os Pais apresenta a visão de Daniel Cravinhos sobre os acontecimentos que levaram à morte do casal Richthofen, pais da sua então namorada Suzane von Richthofen. Um drama de crime real sobre um dos casos de assassinato mais chocantes do Brasil.

O Menino que Matou Meus Pais (2021)

Gênero: Suspense, Drama
(The Boy Who Killed My Parents – Prime Video)

Duração: 1h27min 

O Menino Que Matou Meus Pais apresenta a visão de Suzane von Richthofen sobre os acontecimentos que levaram à morte dos seus pais. Um drama de crime real sobre um dos casos de assassinato mais chocantes do Brasil.

Pelé (2021)

Gênero: Documentário
(Netflix)

Duração: 1h48min

O documentário em longa-metragem conta a história do ídolo do futebol Pelé, sua busca pela perfeição e o status que ele alcançou no mundo. Além de entrevistas inéditas com o craque, o filme inclui imagens de arquivo impressionantes e entrevistas com ex-companheiros de equipe, incluindo Zagallo, Jairzinho e Rivellino.

A história reconta o extraordinário período de 12 anos em que Pelé, único homem a ganhar três Copas do Mundo, passou de jovem craque em 1958 a herói nacional em 1970, durante uma era turbulenta da história do Brasil. 

Chatô, o Rei do Brasil (2015)

Gênero: Drama
(Chatô – The King of Brazil – Netflix)

Duração: 1h45min

Conheça a vida de Assis Chateaubriand, um dos grandes nomes da imprensa brasileira, em um programa de TV que simula o julgamento de suas paixões e façanhas.

Modo Avião (2020)

Gênero: Romance, Comédia
(Airplane Mode – Netflix)

Duração: 1h36min

Ana é uma jovem influenciadora das redes sociais que, por conta de seu vício em celular, sofre um acidente de carro. De castigo, ela é enviada à fazenda do avô, onde não pode usar o telefone.

No Gogó do Paulinho (2020)

Gênero: Comédia
(Storyjester – Prime Video)

Duração: 1h29min 

Paulinho Gogó, – conhecido pelo bordão “Quem não tem dinheiro conta história!” – conta fatos da sua infância até a vida adulta, sentado no banco de uma praça, com seu jeito característico: trocando sílabas com um vocabulário cheio de gírias. Participação de Carlos Alberto de Nóbrega. 

Acesso Total: Botafogo (2021)

Gênero: Esporte
(Sportv/Globoplay)

Duração: 25-60 minutos (cada episódio)

Acompanhe os bastidores do clube na temporada 2021 e a trajetória em busca do acesso a elite do futebol.

“É uma bela história, com todos os elemento dramáticos. Temos a queda, a tristeza, o conflito, a transformação e, enfim, a redenção. Tudo isso com cenas que talvez nunca tenham sido mostradas num clube de futebol. É um documentário para quem gosta de esporte, não apenas para o torcedor do Botafogo” – ressalta Gustavo Poli, diretor de programas e conteúdo digital do Esporte da Globo (GE).

Bônus: Alô Amigos (1943)

Gênero: Animação, Família, Fantasia, Comédia
(Saludos Amigos – Disney Plus)

Duração: 43min 

Apresentando personagens como Zé Carioca, Pedro, um avião mirim do correio e os famosos Pato Donald e Pateta, em aventuras espetaculares. Pato Donald é um turista americano que embarca em uma incrível viagem pelos Andes. Pedro é um aviãozinho que voa pelo Chile e enfrenta uma terrível tempestade, passando por maus bocados para atravessar o Monte Aconcágua.

Em Buenos Aires, Pateta aprende a usar o equipamento de montaria e danças típicas argentinas. Recheado com coloridas cenas de Carnaval do Rio de Janeiro e músicas como “Aquarela do Brasil”, Pato Donald conhece os pontos turísticos mais belos do Rio de Janeiro e de quebra ainda aprende a sambar.

Fique por dentro das notícias de Vancouver, do Canadá e da comunidade brasileira. Assine nossa newsletter:




 

*campo obrigatório

Crédito: Netflix, Amazon Prime Video, Disney Plus, Globoplay, Globo Esporte e Just Watch.

 

Prestigie os anunciantes do Jornal Brasil Vancouver