Segundo pesquisa divulgada esta semana, a maioria dos canadenses está satisfeita com a forma com que os diferentes níveis de governo têm administrado o surto de COVID-19 até o momento.
De acordo com o estudo, dois terços dos habitantes do país (66%) afirmam estar contentes com as medidas do governo federal para conter a pandemia do novo coronavírus. Os indivíduos com mais de 55 anos (73%) demonstram uma visão mais positiva sobre os esforços do governo em Ottawa do que aqueles com idade entre 35 e 54 anos (64%) e entre 18 e 34 (60%).
“Como esperado, a aprovação da performance do governo é particularmente alta entre aqueles que votaram no Partido Liberal (80%)”, de acordo com Mario Canseco, responsável pela pesquisa. “Mas a maior parte dos eleitores do New Democratic Party (NDP) (67%) e do Conservative Party (54%) também aprova a atuação federal.”
Já na esfera provincial, 70% dos entrevistados estão satisfeitos com o desempenho do governo de British Columbia durante a atual crise. Em comparação, a aprovação do governo provincial em Quebec é de 84% e em Ontario é de 66%.
Quando questionados sobre a origem do problema, 68% dos canadenses gostariam de ver governos pelo mundo eliminando os mercados onde são comercializados animais vivos – incluindo 75% dos moradores de BC. Um mercado deste gênero, em Wuhan, na China, é apontado como o local onde a epidemia do novo coronavírus teria surgido.
O estudo foi realizado pela Research Co., empresa de pesquisa de mercado com sede em Vancouver, e foi implementado através da Internet nos dias 21 e 22 de março, com a participação de 1,000 adultos no Canadá. Os resultados foram analisados estatisticamente de acordo com dados demográficos do Censo canadense. A margem de erro é de +/- 3.1 pontos percentuais.
*campo obrigatório