De acordo com um estudo da Medimap, o tempo de espera nesta província para ser atendido em clínicas médicas sem hora marcada no mesmo dia (“walk-in clinics”) é o mais longo do país inteiro. Segundo a Medimap, sete dentre as 10 cidades com o tempo de espera mais alto ficam em British Columbia (BC), onde localiza-se Vancouver. A cidade de Sidney, em Vancouver Island, foi a pior colocada da pesquisa, com uma média de espera de três horas.
“Dentro da província, nós observamos grandes variações de tempo”, disse Blake Adam, CEO e fundador da Medimap, cuja sede fica em White Rock. “Em algumas das áreas que possuem mais tempo de espera, como por exemplo, Sidney, Langford, Victoria e até Maple Ridge – você pode esperar ser atendido em cerca de uma hora e meia quando visita uma clínica. Já em West Kelowna, Delta e Richmond, a média de tempo para ver um médico cai para 20 minutos.”
No geral, os dados demonstram que os moradores de British Columbia em média esperam o dobro do tempo (cerca de 50 minutos) para ver um médico em clínicas do que, por exemplo, os habitantes das províncias de Alberta e Ontario. A cidade de Vancouver está exatamente nesta média de espera. Já em
Segundo o ministro da saúde de BC, Adrian Dix, o governo tem tomado providências para minimizar o problema: “Em um curto período de tempo, abrimos quatorze novos centros de atendimento, inclusive em alguns dos locais citados na pesquisa”.
O “Top 10” nacional, segundo o estudo da Medimap:
- Sidney, B.C. – 180 minutos
- Langford, B.C. – 117 minutos
- Victoria – 92 minutos
- Morinville, Alta. – 91 minutos
- Maple Ridge, B.C. – 91 minutos
- Halifax – 91 minutos
- Nanaimo, B.C. – 82 minutos
- Williams Lake, B.C. – 80 minutos
- Kingston, Ont. – 77 minutos
- Pitt Meadows, B.C. – 75 minutos
E estas são as cinco cidades com o maior tempo de espera na região de Vancouver:
- Maple Ridge – 91 minutos
- Pitt Meadows – 75 minutos
- Coquitlam – 58 minutos
- Vancouver – 53 minutos
- Port Moody – 52 minutos