O Embaixador e Cônsul-Geral Silvio Albuquerque dirigiu-se à Comunidade Brasileira, pelos canais oficiais do Consulado-Geral do Brasil em Vancouver, com uma mensagem de esperança por dias melhores em meio à crise do novo coronavírus, porém também pediu aos expatriados que sigam rigidamente as orientações das autoridades canadenses.
Cônsul-Geral pede que brasileiros sigam as recomendações das autoridades locais
O emissário brasileiro para o oeste do Canadá pediu serenidade aos brasileiros sob a jurisdição do Consulado: “serenidade não se confunde com fatalismo ou aceitação passiva dos fatos diante da crise”. Ele prossegue ressaltando que se refere a uma serenidade que privilegie a razão e se inspira em fatos e informações seguras e confiáveis. “Não se deixem levar por recomendações alarmistas ou excessivamente tranquilizadoras” alerta. O Cônsul pede que os brasileiros “sigam estritamente as orientações das autoridades locais e também acompanhem os comunicados oficiais do Consulado”.
Aos turistas e estudantes com visto de permanência de curta duração, o Cônsul-Geral pede que “considerem seriamente a urgência de voltar ao Brasil”. Segundo o emissário do governo brasileiro, “todas as rotas de conexões aéreas entre o Canadá e o Brasil serão suspensas temporariamente nos próximos dias”, desta forma, “não é responsável esperar que isto ocorra para buscar a solução de um problema que ainda pode ser resolvido previamente” conclui.
“Pandemia vai passar e nossas vidas voltarão ao normal”
Silvio termina seu comunicado com uma mensagem de esperança: “Essa pandemia vai passar e nossas vidas voltarão ao normal”. Neste momento, segundo o Cônsul, “as mais importantes autoridades de saúde pública e cientistas estão debruçados em busca de vacinas e soluções para esta crise mundial”.
“Quanto a nós”, prossegue o diplomata, “o que temos que fazer agora é respeitar severamente as restrições impostas pelas autoridades médicas e os governos”. Silvio Albuquerque reforça o pedido das autoridades canadenses e pede que todos “fiquem em casa e saiam apenas para a realização de tarefas essenciais”.
Consulado segue aberto, porém com prazos “dilatados”
Sobre os serviços prestados pelo Consulado, o Cônsul-Geral lembrou que a representação brasileira está aberta, mas evidentemente com restrições, devido à crise do novo coronavírus, com atendimento seletivo para casos especiais, agendados previamente por email. Outros procedimentos seguem com envio de documentação por correio, porém com prazos para a confecção e entrega de documentos dilatados, também em consequência das atuais circunstâncias.
Silvio Albuquerque pediu que pedidos não-essenciais sejam adiados quando possível, para não sobrecarregar o Consulado neste momento de crise. Todo os detalhes sobre os novos procedimentos podem ser encontradas no site oficial do Consulado-Geral em Vancouver.
Assista abaixo à íntegra da mensagem do Cônsul-Geral do Brasil.
*campo obrigatório