Dados disponibilizados pelo governo do Canadá e divulgados com destaque pela CBC, um dos principais grupos de mídia do Canadá, confirmaram algo que já se percebia na prática, seja nas universidades locais, eventos da comunidade ou nas mídias sociais. Segundo o Departamento de Imigração e Cidadania, o Brasil passou a figurar na lista de países de onde mais vêm novos imigrantes para Vancouver.
Em 2019 apenas, cerca de 1.275 brasileiros tornaram-se residentes permanentes na maior cidade de British Columbia.
O Brasil agora é o sexto colocado na lista de países de origem de residentes permanentes de mudança para esta região, à frente do Reino Unido, Irã, Vietnã e Irlanda, que completam o Top 10. A lista é liderada com folga pela Índia, que ultrapassou a China neste período.
Por que os Brasileiros se encaixam no perfil desejado pelo Canadá?
As crises que acompanharam o Brasil nos últimos anos, somados à mão de obra qualificada de jovens brasileiros, fazem do maior país da América do Sul uma fonte natural de imigrantes para países com melhor qualidade de vida como o Canadá.
Ricardo e Daniela Falasca, provenientes de Bauru, no interior de São Paulo, chegaram ao país em meados de 2018 e se encaixam no perfil desta nova leva de imigrantes. Com dois filhos pequenos, o casal resolveu emigrar em busca de uma melhor qualidade de vida. “Opções de trabalho não faltavam por lá”, disse Ricardo, que é desenvolvedor de software. “Não viemos pela questão profissional, mas em busca de uma vida menos frenética e com mais horas de lazer” completou.
Daniela, que hoje trabalha como assistente administrativa em uma corretora de seguros, concorda: “Aqui temos uma sensação de segurança em nosso dia-a-dia que nunca tivemos no Brasil, principalmente com relação às crianças”.
Os quatro vivem desde sua chegada ao Canadá na bela região de South Surrey / White Rock ao sul de Vancouver, que conta uma crescente comunidade de brasileiros. A família encontra-se em estágio avançado para conseguir o documento de residência permanente.
O Novo Processo de Imigração
Especialistas em imigração, ouvidos pela CBC, dizem que muitos fatores contribuíram para as mudanças nos padrões de imigração para o oeste do Canadá, desde problemas políticos nos países de origem, como no Brasil, passando por mudanças nas regras de imigração canadense. Em particular, o chamado sistema de “Express Entry” (Entrada Rápida, em tradução livre), introduzido em 2015.
Este processo de imigração usa um sistema de pontuação para determinar quem está apto a vir para o Canadá, baseado em características como educação, nível de inglês (e/ou francês) e experiência de trabalho, mas os oficiais de imigração podem ainda filtrar os melhores candidatos a cada duas semanas. No sistema antigo, os interessados precisavam alcançar um número mínimo de pontos e então eram incluídos em uma longa lista de espera.
Com o “Express Entry”, aqueles com a pontuação mais alta dentro de um pool (lista) de candidatos são convidados a enviar sua inscrição para o programa de residência permanente. Se os postulantes não recebem este convite em até seis meses após sua requisição inicial, eles podem recomeçar o processo e eventualmente são inseridos em uma nova lista de candidatos.
Links úteis:
Sistema de Express Entry (Governo do Canadá) – https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/services/immigrate-canada/express-entry.html
Agências de Imigração (brasileiras) em Vancouver: https://brasilvancouver.com/diretorio-servicos/intercambio-imigracao-canada/