Entenda a diferença entre os cursos técnicos no Brasil e no Canadá

 

O número de brasileiros entrando no Canadá para estudar em colleges ou universidades vem aumentando a cada ano. A grande maioria busca as opções dos chamados “Diplomas” e “Certificates” em Collleges como uma opção menos onerosa e com um caminho mais curto para permancer no país. No entanto, muitos ainda tem uma barreira psicológica com relação a entrada em cursos técnicos e profissionalizantes, em função do que é oferecido no Brasil.

Cursos técnicos e profissionalizantes Vancouver Canadá
Cursos técnicos e profissionalizantes no Canadá. Foto de William Wendling.

Cursos Técnicos no Brasil

Em nosso país de origem, associamos cursos técnicos e profissionalizantes com os programas educacionais oferecidos pelo SENAI, SENAC e outras escolas técnicas.

A opção pelo curso técnico ou profissionalizante no Brasil é geralmente em função do custo mais baixo e da duração mais curta (de 6 meses a 2 anos). Comparando com uma graduação, que geralmente dura de 3 a 5 anos, isso faz uma grande diferença no investimento total. Infelizmente, na maioria dos casos, a qualidade destes cursos deixa a desejar.

Desta forma, existe uma resistência natural dos brasileiros quando decidem imigrar para o Canadá e precisam decidir entre uma formação de bacharelado e mestrado, ou algum curso mais curto como um Diploma ou Certificate oferecidos pelos colleges canadenses.

E no Canadá?

Nas high schools no Canadá (segundo grau escolar) é possível inscrever-se em matérias que vão da marcenaria até mecânica de automóveis, por exemplo. Naturalmente, são cursos curtos e que não permitem uma completa formação dos jovens para o mercado de trabalho. No entanto, estes programas educacionais oferecem ao indivíduo uma oportunidade de conhecer mais a fundo sobre uma profissão que posteriormente pode ser completada.

Em Vancouver, assim com nesto do país, não é demérito seguir carreira em um curso técnico ou profissionalizante, até porque o mercado de trabalho tem uma carência grande de profissionais nestas áreas – e esta talvez seja a grande diferença com relação ao Brasil.

Aqui no Canadá, quando observa-se uma carência em uma determinada área do mercado de trabalho, o governo se mobiliza para criar, junto aos colleges e universidades, programas que preencham a demanda de profissionais em determinadas áreas. Esta atualização é realizada com frequência e visando tornar o currículo o mais próximo possível da necessidade do mercado de trabalho. 

Os cursos técnicos e profissionalizantes também são bastante utilizados por profissionais que já estão no mercado de trabalho e que busquem uma nova qualificação ou até mesmo um “upgrade” no currículo, para buscar posições de mais destaque dentro de sua carreira atual. 

Assine nossa newsletter, siga nosssas redes sociais e fique por dentro de mais matérias sobre o mercado de trabalho!

Prestigie os anunciantes do Jornal Brasil Vancouver