A partir de 13 de setembro, será exigida em toda a província de British Columbia uma prova de vacinação para frequentar determinados eventos sociais e recreativos não essenciais.
Nesta data, será necessário comprovar o recebimento de pelo menos uma dose de vacina para COVID-19 para entrar em shows, eventos esportivos, cinemas e quaisquer atividades consideradas “não fundamentais” em ambiente fechado.
Os menores de 12 anos ainda não são elegíveis para a imunização, logo, não precisam apresentar o comprovante, desde que acompanhados por seus responsáveis vacinados.
De 24 de outubro em diante, apenas pessoas vacinadas com duas doses poderão comparecer a estes locais (com um mínimo de sete dias após a aplicação da segunda dose), incluindo também restaurantes, academias de ginástica, cassinos e eventos organizados em ambientes fechados, como conferências e casamentos.
“As vacinas são nosso ingresso para superar a pandemia”, disse o Premier John Horgan. “Portanto, peço a todos os residentes elegíveis da província que se vacinem para impedir a propagação [do vírus] e ajudar a proteger a si próprios, seus entes queridos e todos em sua comunidade. BC tem uma das taxas de vacinação mais altas do Canadá, com 75% das pessoas elegíveis vacinadas com duas doses até este momento, mas ainda temos muito a fazer” completou Horgan. Segundo dados do governo, quase 85% dos habitantes de BC já receberam pelo menos uma dose.
Segundo a médica-chefe da província, Dra. Bonnie Henry, “embora nossa taxa de vacinação continue aumentando, ainda observamos ondas de contágio [de COVID-19] principalmente entre aqueles que não estão totalmente imunizados. As novas medidas vão ajudar a reduzir a transmissão do vírus, manter nossas comunidades seguras e garantir que possamos continuar a manter os negócios abertos e aproveitar diversos eventos sociais”.
“As novas medidas não se aplicam ao varejo e supermercados, estabelecimentos onde não se observa altos números de transmissão e onde outras medidas já estão em vigor. Além disso, estes são serviços essenciais” observou a Dra. Henry. Ela disse também que eventos religiosos não estão incluídos nas novas diretrizes provinciais.
Antes de 13 de setembro, será divulgado um website onde os moradores da província poderão acessar seu comprovante de vacinação. Os indivíduos também terão a opção de manter uma cópia de sua prova de vacinação em seu telefone celular, para apresentá-lo ao entrar ou usar determinados estabelecimentos e eventos.
British Columbia é apenas a segunda província do país a fazer a mudança. O “passaporte da vacina” de Quebec deve entrar em vigor em 1º de setembro e, como em BC, permitirá que seus habitantes totalmente vacinados participem de atividades consideradas não essenciais.
As novas medidas tem forte apoio popular em BC. Segundo uma pesquisa recente, quase 80% dos habitantes apoiam a apresentação obrigatória de um comprovante de vacinação para participação em certas atividades na província.
Prova de Vacinação para pessoas de fora da província
Durante a coletiva ao lado do premier Horgan e do ministro da saúde Adrian Dix, a Dra. Bonnie Henry disse que está em análise pela província um sistema para que aqueles que vêm de fora de British Columbia possam apresentar uma prova de vacinação.
“Nós vamos dar a opção de que [pessoas de fora da província] mostrem seu status de vacinado. O sistema será compatível com o de Quebec e outras províncias, e capaz de demontrar o histórico de vacinação do indivíduo” explicou Bonnie Henry. “Também estamos trabalhando com o governo federal para que isso seja igualmente possível para viajantes internacionais, que já tem que apresentar sua prova de vacinação [ao chegar no Canadá] através do aplicativo ArriveCAN” completou.
Fique por dentro das notícias de Vancouver, do Canadá e da comunidade brasileira. Assine nossa newsletter semanal:
*campo obrigatório