Halloween sem sustos: dicas importantes de segurança para motoristas e pedestres


Halloween Seguro Vancouver BC Canadá
Crédito FamVeld

Adotado pelos imigrantes brasileiros no Canadá, o popular “trick-or-treat” de Halloween é uma tradição anual na América do Norte, muito aguardada principalmente pelas crianças. Sustos fazem parte da diversão, mas vale lembrar que circular à noite pelas ruas da cidade requer alguns cuidados extras.

Segundo o ICBC, órgão público que administra os seguros de automóvel em British Columbia, historicamente, uma média de 580 acidentes ocorrem no dia 31 de outubro na Metro Vancouver, com 200 pessoas feridas anualmente durante o Halloween.

O ICBC divulgou algumas dicas para tornar a noite do “Dias das Bruxas” não apenas divertida, mas também segura e tranquila. Confira:

Dicas para motoristas

Permaneça abaixo do limite de velocidade. Essencial em áreas residenciais, entre 5:00pm e 9:00pm, quando crianças circulam em busca de doces durante o chamado “trick-or-treating”. Dirigir devagar dá ao motorista mais tempo de reação.

Não ultrapasse um veículo lento ou parado. Tenha paciência durante o Halloween. Muitos motoristas dirigem lentamente nesta noite, justamente para ficarem atentos aos pedestres participando do tradicional evento.

Se um carro estiver diminuindo a velocidade ou parado, não tente ultrapassá-lo. O automóvel pode estar parado, por exemplo, para permitir que as crianças cruzem a rua, ou por outro motivo qualquer fora do seu alcance visual.

Concentre-se na estrada. Concentre-se na direção. Casas bem decoradas e fantasias interessantes podem facilmente desviar sua atenção da estrada. E claro, não use seu telefone.

Espere o inesperado. Esteja pronto para dar preferência de passagem aos pedestres e atento às crianças correndo pela rua ou andando por lugares incomuns, como entradas de garagem, calçadas, estacionamentos e becos. Algumas crianças podem ficar extremamente empolgadas durante o Halloween e não notar a presença de veículos.

Planeje um retorno seguro para casa. Se a festa de Halloween envolver álcool, planeje um retorno seguro antes de sair à noite. Combine com antecedência quem será o responsável por dirigir na volta, ou use outras alternativas, como táxi, aplicativos de transporte (ex. Uber), carona ou transporte público, para chegar em casa com segurança.

crianças brasileiras halloween canada
Crédito: Jacob Lund

Dicas para pedestres

Use adereços e luzes para ser visto. Incentive as crianças a usar fantasias de cores mais claras, coloque fita refletiva em suas roupas e bolsa de doces, e providencie uma lanterna ou lamparina (como para acampamentos) para ajudá-las a serem vistas no escuro.

Siga as regras de trânsito ao circular. Durante o “trick-or-treating” com as crianças, ande sempre pelas calçadas e atravesse na faixa de pedestres. Na ausência de calçadas, caminhe o mais distante possível da rua, em sentido oposto ao tráfego.

Para crianças mais velhas, circulando com amigos, revise as regras básicas de trânsito para pedestres e lembre-as de andar apenas por um lado da rua, ao invés de atravessar frequentemente, em zigue-zague.

Tenha cuidado nos cruzamentos. Observe atentamente os motoristas virando à esquerda ou à direita na faixa de pedestres. Os condutores podem estar focados no trânsito e não aos pedestres.

Faça contato visual com os motoristas. É mais difícil enxergar pedestres quando a visibilidade é ruim no outono. Nunca suponha que um motorista avistou você e outros pedestres – faça contato visual (“eye contact”) com o condutor.

Fique por dentro das notícias de Vancouver, do Canadá e da comunidade brasileira. Assine nossa newsletter semanal:




 

*campo obrigatório

Prestigie os anunciantes do Jornal Brasil Vancouver