Turismo em Vancouver: 8 fatos que comprovam a importância da indústria para a região.

Número de turistas brasileiros aumentou, mas ainda está longe de figurar entre os Top 10 da província de British Columbia.


Que Vancouver é uma cidade com vocação natural para o turismo todos nós já sabemos. Com as mais belas paisagens e diversas atrações para todas as idades e interesses, não falta o que fazer durante os 12 meses do ano na Lower Mainland. Mas o que o leitor talvez não saiba é a relevância do turismo para a economia local e forte presença de turistas internacionais. Desta forma, listamos alguns fatos e curiosidades sobre esta empolgante indústria na região. Confira:

1) O turismo contribui com aproximadamente $4.8 bilhões de dólares por ano anualmente para a economia da Metro Vancouver e sustenta mais de 70 mil empregos de tempo integral.

Turismo em Gastown Vancouver
Casal de turistas em Gastown, Vancouver (Foto de Suzanne Rushton)

2) Os cinco países de onde vêm mais visitantes (volume) para Vancouver são, em ordem, Canadá, Estados Unidos, China, Austrália e Reino Unido.

3) O Aeroporto Internacional de Vancouver (YVR) foi eleito em 2019 como o melhor aeroporto na América do Norte pelo Skytrax World Airport Awards. A premiação é estabelecida através de uma pesquisa independente, com mais de 13.5 milhões de passageiros, de mais de 100 países. YVR é o único aeroporto a ter recebido esta honraria por 10 anos consecutivos.

Aeroporto Internacional de Vancouver (YVR).
Aeroporto Internacional de Vancouver. (Foto: Tourism Richmond)

4) Mais de 10.3 milhões de pessoas visitaram Vancouver em 2017 – o mais alto número de visitas (com pernoite) na história da cidade, segundo a Tourism Vancouver, autoridade do turismo na cidade.

5) A Metro Vancouver, delimitação que inclui a cidade e arredores, possui mais de 23 mil quartos de hotel. 12 mil apenas em Downtown.

6) Vancouver recebe mais de 230 cruzeiros por ano. Cada navio que aporta na cidade estimula a economia local em aproximadamente 3 milhões de dólares.

Cruzeiros em Vancouver
Cruzeiros em Vancouver. (Foto de Albert Normandin)

7) 91% dos habitantes da Metro Vancouver têm a sensação de que a indústria do turismo impacta positivamente a vida dos residentes da região, segundo a pesquisa Insights West Resident’s Survey de 2018.

8) A indústria do turismo em British Columbia possui um site de emprego, educação e carreira, dedicado exclusivamente para este importante setor da economia local.

Capilano Suspension Bridge Park (Foto de Jacalyn Beales)

Turistas Brasileiros em BC

O número de turistas brasileiros em British Columbia aumentou exponencialmente desde 2017, mas ainda está longe de figurar entre os Top 10 provedores de visitantes da província. A lista é liderada (em ordem) por EUA, China, Reino Unido e Austrália – todos com mais de 200 mil turistas por ano (2019).

Em 2018, foram 35.181 mil turistas brasileiros, 64.6% mais vezes que no ano anterior. Em comparação, a França enviou 35.181 no mesmo período e a Itália 16.957. Em 2019* foram (até Novembro) 32.222 visitantes provenientes do Brasil. A tabela completa está disponível no site da autoridade de turismo da província.

*Até Novembro/2019. Os dados de Dezembro não estavam disponíveis até a conclusão desta matéria.

Prestigie os anunciantes do Jornal Brasil Vancouver