British Columbia não atravessava um mês de janeiro com clima tão seco desde o longínquo ano de 1985, segundo mostram os dados históricos de precipitação (chuva ou neve) na província.
Trata-se de uma reviravolta em comparação ao consistente clima úmido que predominou na província durante o final de 2024.
E ao que tudo indica, as condições meteorológicas não devem mudar tão cedo, pelo contrário. Segundo informa o The Weather Network, Vancouver está a caminho de registrar um dos meses de janeiro mais secos já observados na região.
Até o momento, de acordo com os dados históricos, este é o sexto mês de janeiro com menor precipitação já registrado na cidade. Vancouver acumulou apenas cerca de 30 mm de chuva desde o início do mês (veja no quadro abaixo).
Sequência de dias secos e com sol
A sequência de dias secos deve perdurar durante grande parte do restante de janeiro. Não há previsão de chuvas significativas nas condições meteorológicas de longo prazo – não apenas em Vancouver, mas também em boa parte da Costa Oeste, entre Tofino (BC) e a Califórnia, nos Estados Unidos – região fortemente afetada por incêndios neste inverno.
Segundo meteorologistas, esta tendência climática deve trazer sol em abundância para a região. Por outro lado, a ausência de precipitação na forma de neve não deve agradar aos esquiadores e snowboarders, ansiosos para curtir o inverno nas montanhas.
Clima é atípico para janeiro
Esta previsão do tempo é considerada bastante incomum para British Columbia durante o mês de janeiro. Vancouver, por exemplo, normalmente acumularia cerca de 162 mm de chuva durante os primeiros 31 dias do ano.
Por outro lado, o mês de janeiro mais chuvoso já registrado na cidade foi há 90 anos, em 1935, quando as estações meteorológicas registraram quase 428 mm de precipitação em Vancouver.
Fique por dentro da sua comunidade! Acompanhe o Jornal Brasil Vancouver através de todas as plataformas: