Mercado imobiliário de Vancouver é o mais caro da América do Norte, segundo pesquisa

Relatório da Oxford Economics coloca cidade à frente de Toronto, Nova York, Seattle e Los Angeles. Preços em Vancouver vêm aumentando significativamente nos últimos 40 anos.

preços imóveis vancouver canadá
Crédito: Andrey Popov (Getty Images)

O indesejável título de cidade com o mercado de imóveis mais caro do continente pertence a Vancouver, segundo um relatório divulgado este mês pela Oxford Economics. Além da maior cidade de BC, outros quatro municípios canadenses estão no “Top 10” da lista divulgada pela pesquisa: Toronto, Ottawa e Hamilton em Ontario; e Montreal, em Quebec.

Ranking norte-americano de acessibilidade financeira ao mercado imobiliário (Oxford Economics)

A Oxford Economics desenvolveu novos “Índices de Acessibilidade de Moradia” (Housing Affordability Indices) na América do Norte, que não só permitem uma comparação entre Canadá e Estados Unidos, mas também prevê como deve evoluir futuramente a dinâmica de “affordability”, ou em tradução livre, a acessibilidade para assumir as condições de pagamento do imóvel.

A pesquisa revela que os imóveis são e devem continuar sendo mais acessíveis financeiramente nos EUA do que no Canadá, conforme demonstrado no gráfico abaixo.

Índices de Acessibilidade Financeira ao Mercado Imobiliário: América do Norte (Oxford Economics)

O relatório diz ainda que moradias com valores mais acessíveis no continente serão cada vez mais difíceis de encontrar. “Os mercados imobiliários norte-americanos estão muito aquecidos”, com o desequilíbrio entre a oferta e a demanda nos dois países aumentando durante a pandemia.

Nos EUA, as vendas de casas excederam a oferta de imóveis, levando o estoque disponível para níveis negativos sem precedentes. Isto pode ser ilustrado pelo grande número de novas casas já vendidas que ainda aguarda construção.

Este desequilíbrio contribuiu decisivamente para uma elevação histórica nos valores das casas nos EUA e no Canadá. Já os salários, embora também em alta, não acompanharam o mercado de imóveis.

Acessibilidade financeira ao mercado imobiliário canadense diminuiu na última década

De acordo com a Oxford Economics, a acessibilidade financeira às moradias no Canadá decresceu consideravelmente na última década; não apenas em Vancouver, mas também em outras regiões metropolitanas no país. Os dados do estudo indicam que, no primeiro trimestre de 2021, uma casa no Canadá estava 34% acima do que a renda média familiar poderia arcar financeiramente.

Acesso a casa própria vem se tornando cada vez menos acessível nas regiões metropolitanas do Canadá (Oxford Economics)

O índice Acessibilidade de Moradia (HAI) de Vancouver foi de 1.67 no primeiro trimestre de 2021, abaixo do pico de quase 2 em 2018, porém o suficiente para manter a maior cidade de British Columbia como o mercado imobiliário menos acessível financeiramente do país.

Vancouver é a cidade com o mercado imobiliário menos acessível financeiramente no Canadá (Oxford Economics)

Baixa oferta de imóveis e alta demanda contribui para alta dos preços em Vancouver

Em 1977, o preço médio de venda de uma casa na Metro Vancouver era de cerca de $90,000, de acordo com gráfico divulgado pelo Real Estate Board of Greater Vancouver (REBGV), que destaca preços médios de venda entre 1977 a 2021.

Embora os preços das casas tenham aumentado significativamente nos últimos 40 anos, segundo a ex-presidente do REBGV, Jill Oudil, o crescimento dos preços tem sido estável e pode ser atribuído à forte economia da província de British Columbia.

“Tivemos crescimento populacional, economia muito estável, desemprego muito baixo – é uma combinação de fatores. E o maior deles é o fato de que nossa oferta de imóveis é pequena em comparação com a demanda”, explica.

Preço Médio de Venda de Imóveis Residenciais entre 1977 e 2021 (Fonte: REBGV)

Saiba mais:

Relatório completo em formato PDF (Oxford Economics) 

Fique por dentro das notícias de Vancouver, do Canadá e da comunidade brasileira. Assine nossa newsletter semanal:




 

*campo obrigatório

Prestigie os anunciantes do Jornal Brasil Vancouver