Nova diretoria da Brazilian Community Association é eleita e faz planos para os próximos dois anos

Entidade que representa oficialmente os brasileiros na província tem planos para novos eventos culturais, atividades para imigrantes e expandir sua área de atuação além da Lower Mainland.

Em assembleia realizada virtualmente na última semana, a Brazilian Community Association de British Columbia (BCA-BC) elegeu uma nova diretoria, que vai comandar a entidade pelos próximos dois anos.

Fundada em 1996, a instituição que representa oficialmente os brasileiros na província é mais reconhecida pela realização de grandes eventos, como o CarnaWest e Brazilian Carnaval, porém suas atribuições também incluem colaborar com a adaptação dos imigrantes brasileiros ao Canadá, além de promover a integração das iniciativas da comunidade.

O Jornal Brasil Vancouver conversou com o novo presidente da BCA, André Montenegro, e o gerente de comunicação e fundraising, Heverton Oliveira, para entender seus planos e objetivos no biênio 2021/2023.

Fotomontagem: Jornal Brasil Vancouver / Foto: Getty Images

O que é a Brazilian Community Association?

A BCA-BC é uma organização sem fins lucrativos, que representa, organiza, apoia e une a comunidade brasileira na Metro Vancouver. A alçada da BCA também abrange os demais brasileiros vivendo na província de British Columbia. Em paralelo, a BCA busca difundir aspectos da cultura brasileira para a comunidade maior (não-brasileiros).

Estes objetivos se realizam de diversas formas como, por exemplo, através da realização de eventos culturais, educacionais e de networking, comunicação através de mídias sociais, apoio a novos imigrantes e relacionamento com a comunidade brasileira.

O que a BCA realizou nos últimos anos?

Nos últimos quatro anos, a BCA organizou o festival de cultura brasileira CarnaWest, com a presença de 20 mil pessoas em sua última edição pré-pandemia (2019), o Brazilian Carnaval, com cerca de mil participantes no início de 2020 e encontros de networking.

Se os eventos diminuíram no último ano devido à pandemia de COVID-19, a presença digital da entidade teve um aumento perceptível, através de suas redes sociais. O exemplo mais evidente foi a criação do programa “Entre Vistos”, um bate-papo virtual na recém-inaugurada TV BCA (Instagram) com membros da comunidade.

Quais são os planos de BCA para o biênio que se inicia?

A BCA tem planos de expandir sua área de atuação, com ainda mais eventos de cultura brasileira, suporte aos membros da comunidade, parcerias e apoio a outras iniciativas brasileiras, além de aumentar sua visibilidade através de mídias sociais.

Alguns dos eventos sendo considerados pela nova gestão incluem festivais de culinária e esporte, workshops profissionais e eventos para famílias com crianças. A BCA também pretende ser mais presente fora da Lower Mainland (Metro Vancouver) e alcançar os brasileiros no resto da província, como em Vancouver Island e na região do Okanagan.

A entidade ainda pretende buscar fundos para viabilizar uma estrutura com mais pessoas em sua equipe e, consequentemente, realizar mais projetos para a comunidade brasileira em British Columbia.

Como o imigrante brasileiro pode contribuir com o desenvolvimento da comunidade brasileira através da BCA?

A BCA-BC está de portas abertas para novos voluntários. “Há carência de mão-de-obra em diversos setores”, segundo a equipe da instituição brasileira. Em contrapartida, para o  imigrante brasileiro, ser voluntário da BCA é uma oportunidade de conhecer outros profissionais brasileiros (networking), ganhar experiência canadense e contribuir com uma comunidade mais vibrante. Os interessados podem enviar seus dados através de um formulário disponível no website da organização.

Como é a responsabilidade de liderar a organização?

Após quase três anos colaborando com a BCA-BC, André Montenegro foi eleito o novo presidente da organização.

“Liderar a instituição é uma sequência do trabalho que já vinha realizando desde 2018 ao lado de meus colegas” disse ao Jornal Brasil Vancouver. “Servir a comunidade é um prazer muito grande e vamos tentar fazer a BCA, esta excepcional ferramenta que possuímos, funcionar em benefício dos brasileiros.”

“Fico muito honrado com a confiança que me foi atribuída e quero contribuir da melhor forma possível, mas também conto e convido a todos os brasileiros para participar conosco nesta caminhada. É uma via de mão dupla.”  

Ainda segundo o novo líder da entidade, “a BCA tem um horizonte muito grande pela frente e podemos realizar muitos projetos para a comunidade. Gostaria de ver no futuro uma comunidade mais unida e, quem sabe, ter uma organização mais estruturada, quiçá com um espaço físico.”

Pesquisa de opinião para os brasileiros em Vancouver

A BCA-BC disponibilizou uma curta pesquisa de opinião, para melhor conhecer e entender as necessidades da comunidade brasileira. Segundo a entidade “os resultados servirão de base para a criação de projetos e iniciativas que beneficiem e atendam aos interesses” dos brasileiros na província. Participe! Responda aqui. (2 minutos)

Fique por dentro das notícias de Vancouver, do Canadá e da comunidade brasileira. Assine nossa newsletter semanal:




 

*campo obrigatório

Prestigie os anunciantes do Jornal Brasil Vancouver