Depende de cada um de nós. De acordo com as novas projeções divulgadas pela Dra. Bonnie Henry, médica-chefe da província, se todos continuarem a seguir rigorosamente as medidas de saúde para reduzir a transmissão do novo coronavírus, será possível quase eliminar o novo coronavírus em British Columbia até o início de julho.
“O isolamento social fez efeito e nos permitiu frear o COVID-19” anunciou a Dra. Bonnie Henry em coletiva de imprensa. “Mas ainda não paramos o vírus completamente e é muito improvável que consigamos, pelo menos nos próximos meses”. Isso reforça que o distanciamento físico deve permanecer, para manter a curva achatada.
Ainda de acordo com ela, a província apresentou um declínio acentuado nos números de novos casos desde que as medidas de controle foram colocadas em prática, em março.
Menos interações e mais ar livre
Os números apresentados são projeções, não previsões, e descrevem os cenários dos melhores e dos piores casos.
De acordo com a Dra. Henry, as restrições atuais permitem apenas cerca de 30% das interações normais. “Se permanecermos em cerca de 40%, vamos manter nossos números baixos”, acrescentou. Aumentar para 60% ainda seria considerado administrável, porém a médica-chefe de BC alertou que quanto mais interações, mais aumentam as possibilidades de transmissão.
“Menos é melhor. E permanecer ao ar livre é melhor do que ficar em ambientes fechados”.
Por outro lado, um aumento das interações para 80% poderia reverter o progresso já alcançado na província, com os casos aumentando rapidamente, conforme o gráfico abaixo.
Restrições mantidas para encontros com 50 ou mais pessoas
A Dra. Bonnie Henry disse que a limitação para encontros com 50 ou mais pessoas na província será mantida no curto prazo e que é necessário se preparar para uma possível segunda onda no outono.
Neste momento, ainda ocorrem surtos esporádicos e novos casos em British Columbia, observou a médica-chefe da província. Desta forma, a província ainda não está pronta para revogar todas as restrições.
Fique por dentro das notícias do Canadá e da comunidade brasileira. Assine nossa newsletter semanal:
*campo obrigatório