A curva de adaptação do brasileiro ao Canadá é íngrime e pode gerar muitas perguntas e preocupações ao longo do caminho. Um dos temas recorrentes neste processo é com como cuidar de sua saúde, visto que o sistema de saúde canadense é exclusivamente público, ou seja, diferente do que a maior parte dos imigrantes brasileiros está acostumado. A figura do médico de família, por exemplo, ou ainda as diferenças no tempo de espera para determinados tratamentos, podem frustrar aos recém-chegados, acostumados com o sistema de saúde particular do Brasil.
O Sistema de Saúde do Canadá
O serviço de saúde da província de British Columbia (BC) chama-se “Medical Service Plan” ou apenas MSP. É um serviço universal, ou seja, atende à todos os usuários da mesma forma e basicamente pelo mesmo valor.
O que está coberto (ou não) pelo MSP
O MSP cobre a maior parte dos serviços médicos em BC, como consultas com clínicos gerais e especialistas, serviços de diagnóstico por imagem, como Raio-X, tomografias, cirurgias indicadas por médicos cadastrados, internações, acompanhamento pré-natal, parteiras, cirurgias odontológicas que tiverem necessidade de ser realizadas em hospital, exames laboratoriais, entre outros. Tudo isso sem tem que pagar nada além de uma pequena taxa mensal.
No entanto, o plano não cobre serviços odontológicos, exames de vista de rotina, fisioterapia, serviços médicos com fins estéticos, medicamentos e psicólogos. Para ter acesso a esses serviços de forma mais acessível, é preciso contratar um “Extended Health Plan” (serviço de saúde estendido), que cobrirá uma porcentagem dos serviços não cobertos pelo MSP. Em muitos casos, as empresas disponibilizam este serviço como parte do pacote de benefício dos funcionários.
Quem pode usar o MSP
Tem direito ao MSP aqueles que são considerados residentes, indivíduos com status de residente permanente, cidadãos canadenses, indivíduos que estão morando legalmente em BC com vistos ou permissões de trabalho de 6 meses ou mais e seus dependentes. Não estão incluídos nessa categoria turistas, independentemente do tempo que estão autorizados a permanecer no país. Vale ressaltar que o MSP tem a mesma validade que o visto de permanência no Canadá.
Como se cadastrar no MSP
O cadastro pode ser feito online ou por correspondência. Se for elegível ao seguro, o recém-chegado ao país deve cadastrar-se assim que possível. É necessário preencher o formulário e enviar os documentos que comprovem o tipo de permissão de entrada no Canadá.
O novo usuário receberá a carteira cerca de 1 mês após a inscrição, porém, o tempo de carência para utilizar o serviço é de 3 meses, na maioria dos casos. É recomendável que o novo usuário do MSP contrate um outro seguro durante o período de carência do MSP, para assegurar assistência médica. Atendimentos de emergência podem custar caro para quem não está coberto pelo sistema público.
Estudantes devem informar-se com sua respectiva instituição de ensino sobre opções de seguro de saúde particular para alunos.
Quanto custa o MSP
A partir de Janeiro de 2020, o serviço passa a custar CAD $75 por mês e será cobrado somente de estudantes internacionais. Para os demais indivíduos elegíveis, não haverá mais nenhuma cobrança.