À medida que o conceito dos chamados “passaportes para vacinados” ganha mais apoio pelo Canadá, uma pesquisa realizada pelo instituto Insights West revela que a maioria dos residentes de British Columbia é a favor de regras que exigem que adultos apresentem prova de vacinação completa na província para participar em diferentes atividades públicas. E o volume de apoio para vacinação obrigatória é ainda maior para determinados empregos.
Segundo levantamento realizado este mês em BC, com margem de erro de 2.9 pontos percentuais, a grande maioria (79%) apoia o conceito de uma prova de vacinação (duas doses) para participar de várias atividades. Já 57% dizem que “apoiam fortemente” a ideia e 22% que “apoiam de alguma forma”. Apenas 19% se opõem ao conceito.
Entre os 84% dos entrevistados já vacinados com duas doses, o apoio à ideia alcança 88%, número oposto entre os não vacinados, onde apenas 34% apoiam e 63% demostram oposição ao tema.
Segundo os dados da pesquisa, os que se opõem à implementação de regras tendem a ser do sexo masculino, entre 35-54 anos de idade, vivem fora da Metro Vancouver e têm propensão a ser eleitores dos partidos Liberal e Verde (Green).
Apoio Varia Dependendo da Atividade em Questão
O nível de apoio pela exigência de prova de vacinação varia dependendo da atividade em questão. No topo da lista está viajar de avião dentro do Canadá e da província (81%). Em seguida, estão encontros que atraem um número elevado de pessoas, como ir a shows (81%), assistir a um evento esportivo (79%) e frequentar a universidade (77%). O nível de apoio é um pouco menor (74%) para frequentar uma academia ou comer em um restaurante (68%) e para fazer compras em um shopping (68%).
De acordo com a pesquisa, 84% dos adultos com mais de 19 anos em BC tomaram as duas doses da vacina (um número um pouco mais alto do que os 82,3% divulgados no início da semana, referente as pessoas com mais de 12 anos), e outros 6% têm apenas uma dose. Dos 10% restantes de adultos em BC que não receberam nenhuma dose, 7% não pretendem ser vacinados e 3% ainda pretendem. Quase dois terços (62%) dos não vacinados são homens, e em sua maioria, vivem fora de áreas urbanas.
Maioria Defende Vacinação Obrigatória para Médicos, Dentistas e Professores
Também há um forte apoio público para vacinação obrigatória em determinadas áreas profissionais, e os resultados são consistentemente elevados em seis diferentes setores públicos.
Segundo o estudo, 87% dos residentes de British Columbia apoiam a ideia de que médicos e profissionais de saúde (em hospitais) sejam totalmente vacinados. Uma porcentagem elevada também defende a imunização completa para dentistas (84%), professores (83%), estafe de eventos esportivos (81 %), todos os funcionários federais e provinciais (80%), e até mesmo todos aqueles que trabalham presencialmente em escritórios (79%).
O crescente debate e determinação de regras em torno da prova de vacinação está, de acordo com o estudo, influenciando aqueles que ainda não foram vacinados. 38% dizem que o estabelecimento de regras ou passaportes aumenta a probabilidade de que sejam vacinados.
“Com a quarta onda de COVID-19 crescendo no Canadá, parece haver uma crescente divisão entre vacinados e não vacinados no país”, diz Steve Mossop, presidente do Insights West, responsável pela pesquisa. “Há uma aparente pressão sobre os políticos para frear o aumento do número de casos através da imposição de regras para vacinação, e nossa pesquisa mostra um apoio esmagador neste sentido.” Infelizmente, porém, as opiniões são polarizadas e divergentes entre os dois grupos, com uma crescente divisão entre os lados.”
Fique por dentro das notícias de Vancouver, do Canadá e da comunidade brasileira. Assine nossa newsletter semanal:
*campo obrigatório