Um estudo divulgado este ano pela agência de estatísticas do Governo do Canadá (Statistics Canada) estima que a imigração vai continuar aumentando a população do país nas próximas décadas, podendo chegar ao redor de 70 milhões de habitantes até 2018, em um cenário de alto crescimento. Neste momento, a população do Canadá é de cerca de 37 milhões de pessoas.
A análise, como admite a própria organização, não é perfeita e isto seria impossível, daí os diferentes de cenários populacionais para o ano de 2068. “Os resultados são baseados nas últimas estimativas e suposições que refletem tendências demográficas no passado e opiniões de especialistas no tema”.
Desta forma, baseado nos dados disponíveis e análises estatísticas, os cientistas descreveram no documento três possíveis cenários de crescimento.
Em uma conjuntura de crescimento baixo, a população do Canadá chegaria a 44,4 milhões de habitantes em 2068. Já em um cenário de crescimento médio, a população se aproximaria de 55,2 milhões de pessoas. Por fim, no cenário de alto crescimento, os canadenses seriam aproximadamente 70,2 milhões nas próximas décadas.
Independentemente de quantas pessoas estiverem no país, estima-se que, demograficamente falando, o Canadá seja bem diferente em 50 anos, principalmente em termos de idade e distribuição, e com efeitos profundos e duradouros na sociedade canadense.
“Uma imigração constante, juntamente com a baixa taxa de natalidade, estão gerando, cada vez mais uma rápida diversidade da população canadense” diz o estudo. “O número de residentes não-permanentes está aumentando e o acesso à imigração permanente está sendo facilitado” conclui o documento.
Outro dado relevante é que, independente do cenário de crescimento (baixo, médio ou alto), o número de idosos deve aumentar exponencialmente. O Canadá pode chegar a algo em torno de 5,5 milhões de cidadãos com 80 ou mais de idade em 2068 (em um cenário de crescimento médio), sendo que em 2018 eram apenas 1,6 milhões.