É uma dúvida comum entre os brasileiros na Metro (Grande) Vancouver: como conseguir um bom médico de família? Pedidos de indicação para buscar profissionais que estejam aceitando novos pacientes são comuns nas redes sociais dos brasileiros em Vancouver. E o que fazer quando ainda não se possui um médico designado? Primeiro, vamos entender as atribuições deste profissional.
Qual é a função do Médico de Família?
O médico de família é o primeiro ponto de contato com o sistema de saúde quando são necessários cuidados ou orientações médicas. O médico de família cuida do paciente e sua família durante todo os estágios da vida. O profissional fica em posse de todo o histórico médico do indivíduo, encaminha ao especialista quando necessário e acompanha tratamentos iniciados por especialistas.
Pesquisas feitas por órgãos de saúde em países da América do Norte, mostram que ter um bom relacionamento com seu médico de família pode resultar em uma melhor saúde a longo prazo, diagnóstico precoce de patologias de alto risco como câncer, por exemplo, e tempo de internação reduzido em hospitais.
Por que não é fácil encontrar um médico de família
Na maior parte do Canadá observa-se a falta de profissionais dispostos a abraçar o desafio de administrar uma “family practice” (clínica de família), visto que não é uma tarefa simples. As exigências incluem conhecimento em administração, recursos humanos, contabilidade além de responsabilidade sobre todos os pacientes vinculados a clínica.
Além disso, trata-se de um trabalho integral e que, na opinião de médicos recém-formados, não oferece muitas vantagens quando comparado a simplesmente ser um funcionário em outra clínica ou outras instituições públicas de saúde. Consequentemente, com o passar dos anos, muitos médicos de família estão se aposentando e poucos novos estão surgindo.
Como receber atendimento sem um médico de família?
Embora a falta de médicos de família seja preocupante, os índices levantados pelo “Provincial Health Officer” (secretaria de saúde da província), indicam que a maioria dos usuários residentes de BC recebe atendimento dentro do período adequado e de forma eficaz. Enquanto o usuário do MSP não encontra um médico de família que esteja aceitando novos pacientes, para atendimentos iniciais e consultas, este pode buscar as chamadas “walk-in clinics”. A principal diferença entre o atendimento de uma clínica “walk-in” e o médico de família é de que não há garantia de que o paciente será recebido pelo mesmo médico nas próximas visitas. E o tempo de espera pode ser longo, já que as consultas não são previamente agendadas.
Para não ser surpreendido com a espera, o usuário pode consultar o site www.medimap.ca e saber qual o tempo estimado em cada clínica e em algumas delas, inclusive, até mesmo fazer o check-in online.
Dicas de como encontrar um médico de família:
Se para você ter um médico de família é imprescindível, veja algumas formas para encontrá-lo(a):
- Pesquisa no Colégio de Médicos e Cirurgiões de British Columbia – Neste website, acesse o diretório de médicos e faça uma busca, usando critérios como localização, gênero, idioma, etc. Entre em contato com os consultórios e veja quais estão aceitando novos pacientes. Note que não é incomum encontrar contatos de médicos que não estão mais atendendo ou números de telefone desatualizados.
- Indicações – Outra forma que funciona bem é pedir indicações para amigos, colegas de trabalho ou conhecidos em geral que já usufruem dos serviços de um médico de família. Muitas vezes, médicos que estão com vagas fechadas, abrem exceções quando o pedido vem daqueles que já são seus já pacientes.
- Buscar informações nas clínicas “walk-in” – Se ainda não tiver nenhum contato que possa te indicar para um médico, é possível perguntar na clínicas “walk-in” se algum dos médicos trabalha também como médico de família e se esses estão aceitando novos pacientes. É comum um mesma clínica abranger as duas práticas simultaneamente.
Uma alternativa ao médico de família
Provisoriamente, uma alternativa enquanto se procura um médico de família permanente, é utilizar sua clínica “walk-in” como uma espécie de médico de família interino. As clínicas “walk-in” possuem médicos que trabalham de forma rotativa, oferecendo atendimento não-emergenciais e por ordem de chegada. O médico da clínica “walk-in” também está apto a encaminhar o paciente para especialistas, solicitar exames e dar continuidade a tratamentos. Portanto, durante o período de busca por um médico de família permanente, a melhor alternativa é informar-se sobre os horários de quando o médico de sua preferência estará disponível, informá-lo de todo histórico médico anterior e construir um relacionamento profissional através de visitas periódicas.
Vale lembrar que, para emergências, o paciente deve dirigir-se ao hospital mais próximo e não para uma clínica “walk-in”.
Gostou da matéria? Recomende o Jornal Brasil Vancouver na suas redes sociais!