2º turno em Vancouver: Lula obtém 65.7% dos votos, Bolsonaro 34.2%

Zona Eleitoral de Vancouver (Crédito: Jornal Brasil Vancouver)

Mesmo com a chuva insistente, cerca de 4,500 brasileiros foram às urnas em Vancouver para votar no 2º turno das eleições presidenciais brasileiras, nas seções organizadas pelo Consulado Geral do Brasil, no Pinnacle Hotel, em Downtown Vancouver.

Como já havia acontecido no primeiro turno, o agora presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu as eleições em Vancouver.

Os brasileiros na cidade escolheram o candidato do Partido dos Trabalhadores, com 65.7% dos votos válidos. O candidato e atual presidente Jair Bolsonaro (PL) ficou em segundo lugar, com 34.2% dos votos.

No primeiro turno, Lula havia obtido 55.5% e Bolsonaro 26.7% dos votos.

Os números são extra-oficiais e não incluem as seções de Calgary, como na divulgação geral feita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Segundo informações do Consulado-Geral do Brasil, a votação transcorreu sem problemas. De acordo com relatos de diversos eleitores, o tempo de espera em média para votar variou entre 15 minutos e 1 hora, dependendo do horário escolhido para exercer o voto. 

Vancouver tem recorde de eleitores aptos a votar nas eleições de 2022

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, cerca de 697 mil brasileiros com domicílio eleitoral no exterior estavam aptos a votar nas eleições deste ano, apenas para os cargos de presidente e vice-presidente da República. De acordo com o TSE, o número é 39,21% maior que em 2018, quando ultrapassou 500 mil.

Representando 58,54% do eleitorado, as mulheres são maioria do eleitorado no exterior. Ainda segundos os dados divulgados, a maior parte dos eleitores tem entre 35 e 44 anos.

No Canadá, o crescimento foi de 77,2% em comparação às eleições de 2018. O aumento mais expressivo no país foi justamente em Vancouver, jurisdição que inclui as seções de Calgary, com um número de eleitores 122,4% maior que o da última eleição.

Na cidade de Vancouver apenas, são 8,009 votantes cadastrados. Segundo dados preliminares, aproximadamente 4,500 pessoas compareceram para exercer seu direito ao voto na cidade, ou cerca de 56% dos eleitores.

Fique por dentro das notícias de Vancouver, do Canadá e da comunidade brasileira. Assine nossa newsletter:




 

*campo obrigatório

 

Prestigie os anunciantes do Jornal Brasil Vancouver