Conheça o snowshoeing, esporte de inverno fácil de aprender e praticar


Um dos maiores desafios para brasileiros que moram no Canadá é a adaptação ao clima. O longo inverno, muitas vezes chuvoso em Vancouver, pode ser tedioso em certos momentos para alguns, principalmente se a agenda não estiver recheada de atividades. Uma opção é aproveitar a estação e mergulhar nos esportes da temporada, os chamados esportes de inverno.

Mas engana-se quem imagina que as únicas modalidades neste período do ano são o esqui ou snowboard, que requerem treinamento específico e prática. Existem outros esportes de inverno que divertem e ainda ajudam o praticante a manter-se em forma.

Uma modalidade em particular é acessível, segura, tem custo baixo e é bem mais fácil de aprender e praticar: o snowshoeing. 

Snowshoeing esporte inverno neve vancouver canadá
Snowshoeing (Crédito: carpediemquebec2015)

O que é e como praticar o snowshoeing

Recomendada para praticamente todas as idades, esta atividade consiste simplesmente em caminhar na neve usando calçados especiais para este terreno – uma espécie de plataforma nos pés que lembra uma raquete. 

Para praticar o snowshoeing não é necessário muito: um bom par de sapatos, roupas apropriadas para o clima e, é claro, o snowshoe. Algumas pessoas optam por usar bastões de apoio nas mãos (veja foto mais abaixo) pois algumas trilhas podem ser mais difíceis, como em terrenos acidentados e declives.

Na hora de comprar ou alugar snowshoes, vale a pena fazer uma pesquisa, pois o equipamento deve ser adequado para cada tipo de piso (plano, montanhoso, escorregadio) e propósito (passeio, escalada ou até corrida). Confira sugestões de produtos e lojas no final da matéria. 

As principais montanhas em North Shore também oferecem aluguel de equipamento para snowshoeing durante a estação de inverno. 


Vídeo: dicas de como escolher snowshoes (em inglês).

Onde praticar snowshoeing em Vancouver

A região oferece diversas opções para a prática de showshoeing, com destaque para as montanhas localizadas na North Shore. Vale ressaltar que a disponibilidade e preços das atividades variam durante a temporada, portanto, é recomendado verificar as informações no site oficial de cada local.  

Uma das principais atrações da Metro Vancouver, a Grouse Mountain oferece “tours” para snowshoeing de diferentes níveis de dificuldade, como por exemplo, uma “aventura” para toda a família, sessões de “snowshoe fitness”; para iniciante; passeios a noite para socializar e observar a lua, entre outros. 

Na Seymour Mountain o interessado pode alugar ou usar seu próprio snowshoe, além de optar por um passe diário ou para a temporada inteira. Além das trilhas tradicionais, a Seymour oferece atividades como “chocolate fondue tour” e o “twilight tour” nas noites de sexta-feira e sábado. Para o iniciante, a estação em North Vancouver oferece sessões de duas horas para introdução ao snowshoeing.

Outro lugar para conferir é a Cypress Mountain, que foi uma das sedes das Olimpíadas de Inverno de 2010. No local, o praticante pode reservar passeios guiados ou usufruir dos 11 quilômetros de trilhas por conta própria. A Cypress também oferece uma caminhada de um quilômetro até o histórico Hollyburn Lodge, ao longo de árvores iluminadas por iluminação LED. 

Para uma aventura fora da Lower Mainland, o praticante pode visitar diversos destinos, como por exemplo o parque provincial Joffre Lakes, na cidade de Pemberton, que fica a 185 km de Vancouver.

Showshoeing esporte atividade inverno neve vancouver canadá
Snowshoeing (Crédito: Gianni Crestani)

Dicas para o praticante de primeira viagem

  • Por mais que o snowshoeing seja uma atividade relativamente fácil, é recomendado um instrutor ou um guia para a primeira vez.
  • Aqueça seus músculos antes de caminhar para evitar dores no dia seguinte.
  • Escolha roupas de inverno adequadas para atividades na neve, além de botas e demais equipamentos.
  • Use camadas de roupa para se sentir mais confortável com a temperatura no decorrer da trilha.
  • Faça a atividade com espaço extra na mochila para carregar itens de emergência como fita adesiva, água, bateria reserva para o celular e roupa seca.
  • Não se esqueça de verificar a previsão do tempo e notícias sobre avalanches na região.
  • Confira também se a bateria do seu celular está carregada (e/ou leve um carregador portátil), para tirar lindas fotos e também no caso de alguma emergência.

Onde comprar e/ou alugar equipamentos

Selecionamos algumas opções para ajudar na escolha do seu novo par de showshoes. Confira:

Aluminum Snow Shoes for All Terrain Unisex ($59.99 – $128.92)

Ambio Xtreme Light Weight Snowshoes Set for Adults Youth Kids ($90.09)

Retrospec Drifter Snowshoe for Men & Women, Aluminum All Terrain ($101.95 – $239.12)

Mais opções para adquirir snowshoes, roupas de inverno e demais equipamentos estão disponíveis em outras lojas na Metro Vancouver, como por exemplo:

Nota ao leitor: quando você compra por meio dos links acima da Amazon nesta página, o Jornal Brasil Vancouver pode receber uma pequena comissão da empresa.

Fique por dentro das notícias de Vancouver, do Canadá e da comunidade brasileira. Assine nossa newsletter:




 

*campo obrigatório

*Artigo publicado originalmente em Jan/2020. 

Prestigie os anunciantes do Jornal Brasil Vancouver