O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu as eleições em Vancouver. Após votação realizada no Pinnacle Hotel em Downtown Vancouver, os brasileiros na cidade escolheram o candidato do Partido dos Trabalhadores, com 55.5% dos votos.
O atual presidente Jair Bolsonaro (PL) ficou em segundo lugar, com 26.7% dos votos, seguido por Simone Tebet (PMDB) com 5.7% e Ciro Gomes (PDT) com 5.2%.
Os números são extra-oficiais e serão confirmados posteriormente pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – e atualizados se necessário.
Segundo informações do Consulado-Geral do Brasil, a votação transcorreu sem problemas. Umas das urnas eletrônicas parou de funcionar por problema elétrico, porém foi prontamente substituída, e a votação seguiu manualmente.
De acordo com relatos de diversos eleitores, o tempo de espera em média para votar variou entre 15 minutos e pouco mais de 1 hora, dependendo do horário escolhido para exercer o voto. Alguns relataram, porém, espera de até 2 horas em determinados momentos.
Vancouver tem recorde de eleitores aptos a votar nas eleições de 2022
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, cerca de 697 mil brasileiros com domicílio eleitoral no exterior estavam aptos a votar nas eleições deste ano, apenas para os cargos de presidente e vice-presidente da República. De acordo com o TSE, o número é 39,21% maior que em 2018, quando ultrapassou 500 mil.
Representando 58,54% do eleitorado, as mulheres são maioria do eleitorado no exterior. Ainda segundos os dados divulgados, a maior parte dos eleitores tem entre 35 e 44 anos.
No Canadá, o crescimento foi de 77,2% em comparação às eleições de 2018. O aumento mais expressivo no país foi justamente em Vancouver, jurisdição que inclui as seções de Calgary, com um número de eleitores 122,4% maior que o da última eleição.
Na cidade de Vancouver apenas, são 8,009 votantes cadastrados. Segundo dados preliminares, 4,876 pessoas compareceram para exercer seu direito ao voto na cidade, ou cerca de 61% dos eleitores.
Fique por dentro das notícias de Vancouver, do Canadá e da comunidade brasileira. Assine nossa newsletter:
*campo obrigatório