West Jet anuncia voo direto para o Brasil saindo da Costa Oeste do Canadá

Crédito: Divulgação/WestJet

O Brasil vai ficar mais perto da Costa Oeste do Canadá. A companhia aérea canadense WestJet anunciou nesta segunda-feira o início de uma rota inédita e sem escalas saindo de Calgary, na província de Alberta, para o Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU), em São Paulo.

O novo voo representa o 100º destino atendido pela companhia aérea canadense a partir do Aeroporto de Calgary (YYC), “hub” global da empresa.

Segundo a companhia canadense, nos próximos meses*, os passageiros saindo do Canadá terão acesso a mais de 30 destinos no continente por meio de voos da LATAM Airlines, parceira estratégica da WestJet na América do Sul. (*Após aprovações governamentais pendentes.)

A nova rota “complementa a oferta de turismo da WestJet durante o inverno, ao criar uma nova porta de entrada continental para canadenses do oeste que buscam escapar do frio no fim do ano”, ressalta a companhia aérea.

Receba as notícias e eventos do Jornal Brasil Vancouver pelo canal exclusivo no WhatsApp.

Rota inédita saindo do Canadá

Simulação de voo saindo de Vancouver (Reprodução/WestJet)

A partir de 8 de novembro, a WestJet passará a operar o único voo direto entre o oeste do Canadá e a América do Sul, com três operações semanais entre Calgary e São Paulo, com aeronaves Boeing 787-9 Dreamliner.

O voo tem previsão de saída do Aeroporto de Calgary às 10:45pm (Pacific Time), com chegada na capital paulista às 15:35hs do dia seguinte (Horário de Brasília), com duração total de 12 horas e 50 minutos.

O voo de volta sai de São Paulo às 19:40hs, também no horário local, pousando em Alberta às 5:15am (PT), em 13 horas e 35 minutos de voo. As passagens já estão disponíveis no site da empresa.

E um voo direto saindo de Vancouver?

O Aeroporto Internacional de Vancouver (YVR) é o segundo mais movimentado do Canadá. E a Metro Vancouver é a maior região metropolitana da Costa Oeste, atrás apenas de Montreal e Toronto no país.

Porém, ainda não há nenhum voo direto saindo do Aeroporto de Vancouver para a América do Sul, uma lacuna no portfólio do maior aeroporto no oeste do Canadá.

A WestJet optou pelo Aeroporto de Calgary, local de seu “hub” comercial, para iniciar a nova rota para o Brasil.

Os “hubs” são aeroportos específicos que as companhias aéreas utilizam como pontos de transferência para que os passageiros cheguem ao destino final.

Caso a Air Canada avalie, no futuro, inaugurar um voo direto para a América do Sul, a tendência é que o Aeroporto de Vancouver, o principal “hub” da Air Canada na região, seja escolhido como ponto de partida.

O critério para um novo voo internacional depende de uma série de variáveis, mas, principalmente, da demanda e do potencial de lucro da companhia aérea. Outros fatores incluem benefícios governamentais, reduções de tarifas nos aeroportos e o número de empresas em operação (ou não) na mesma rota.

Vale lembrar que, além do novo voo direto da WestJet entre Calgary e São Paulo, a Air Transat também inaugurou recentemente uma rota para o Rio de Janeiro, o que evidencia um maior apetite por voos entre os países.

Para os brasileiros em Vancouver, resta seguir na torcida para que um eventual voo direto para o Brasil seja, finalmente, anunciado.

Banner JBV WhatsApp CanalFique por dentro da sua comunidade! Acompanhe o Jornal Brasil Vancouver através de todas as plataformas: