Vai comprar carro em BC? 5 dicas para ficar por dentro do processo de compra

Para esclarecer dúvidas recorrentes entre consumidores na hora de comprar um carro no Canadá, o Jornal Brasil Vancouver conversou com a especialista brasileira em automóveis, Nathalia Souza. Confira!

carro novo compra vancouver
Crédito: Djile Design / Getty Images Pro

Comprar um carro não é uma tarefa simples e requer pesquisa, atenção e paciência do consumidor, para evitar arrependimentos e transtornos. Para os imigrantes brasileiros, há ainda o desafio adicional de compreender conceitos e etapas na compra que são particulares ao Canadá.

Com o auxílio da brasileira Nathalia Souza, especialista no tema na Mitsubishi Vancouver, selecionamos cinco temas importantes para quem planeja adquirir um novo veículo – usado ou zero quilômetro – em British Columbia.

1 – Qual é, de fato, o preço final do veículo na concessionária?

MSRP, da sigla em inglês “manufacturer’s suggested retail price”, representa o preço sugerido pelo fabricante para venda ao consumidor final. Em outras palavras, o MSRP é o valor definido pelo fabricante e geralmente é o preço divulgado pelas concessionárias. Entretanto, para carros novos, os revendedores canadenses muitas vezes anunciam seus produtos por valores diferentes do MSRP.

O MSRP é útil ao tentar avaliar o custo de um automóvel. O consumidor pode usá-lo como referência para definir o orçamento de quanto deseja investir na compra de um carro novo. Note que o MSRP de cada carro é diferente, pois os veículos não necessariamente possuem as mesmas especificações e modelo.

O MSRP não inclui impostos sobre vendas ou taxas adicionais de concessionária, porém as tarifas devem ser informadas pela concessionária. Por exemplo, a chamada “documentation fee”, uma taxa extra para processar o registro de compra de um veículo, somadas à outras taxas, pode chegar a mil dólares e entra no valor a ser pago pelo comprador.

É possível encontrar o MSRP de um veículo diretamente através do website fabricante ou nas concessionárias, visto que é obrigatório que este valor esteja ao alcance do comprador.

2 – Quais são os impostos sobre o valor do carro em BC?

Além do valor anunciado do automóvel (para veículos de menos de 55 mil dólares), o comprador deve estar preparado para pagar 12% sob o MSRP. Este valor é referente à soma do PST e do GST.

O PST (“provincial sales tax”) é um imposto provincial de British Columbia, aplicado normalmente em produtos vendidos ao consumidor final. A taxa do imposto é de 7% do preço pago para veículos de valor menor do que 55 mil dólares. Já o GST (“goods and services tax”) é um imposto federal e seu valor sobre a venda é de 5%.

Por exemplo, se o preço do veículo for $10,000, o valor total a ser pago será de $11,200. Caso o comprador use seu automóvel anterior como entrada, é possível deduzir parte dos impostos. Se o carro do comprador valer $10,000 e o novo veículo $30,000, a tributação será aplicada na diferença, ou seja, neste caso, $20,000. 

Diferente do que no Brasil, donos de carro na província não precisam pagar um imposto anual para manter seu veículo, como o IPVA. No Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, por exemplo, este imposto é de 4% sobre o valor do veículo.

Crédito: Welcomia SI

3 – Qual é o preço do seguro do automóvel?

Em British Columbia, o seguro básico para automóveis é obrigatório, através da empresa estatal ICBC (Insurance Corporation of British Columbia). Porém o chamado seguro opcional (“optional insurance”) pode ser adquirido pelo comprador através de seguradoras privadas ao invés do ICBC, tendo assim a opção por buscar melhores preços no mercado.

Outra possibilidade que o consumidor tem em BC é cancelar o seguro opcional já em vigência com o ICBC e contratar uma nova cobertura opcional com uma empresa privada. Neste caso, o ICBC devolverá a quantia já desembolsada pelo segurado, ou irá reduzir o valor das parcelas restantes.

Na cotação atual, o valor médio do seguro opcional para um condutor com experiência de 15 anos ou mais dirigindo no Canadá é de $2,160 por ano. 

4 – Onde está disponível o histórico de manutenção e acidentes do carro usado?

Parte fundamental do processo de compra de um carro usado no Canadá, o CARFAX é um serviço que fornece um relatório contendo o histórico detalhado do veículo em questão. Este documento inclui informações sobre acidentes, danos e registros anteriores e até mesmo o histórico de manutenção e número de proprietários do automóvel.

O preço do relatório da CARFAX varia entre $41.95 e $57.95, sem impostos. Para os brasileiros, que não possuíam este serviço no Brasil, o CARFAX representa uma grande vantagem – e até um alívio – na hora de escolher um carro usado.

5 – Como e quem realiza a inspeção do veículo usado?

A inspeção obrigatória é outro elemento importante no processo de compra de um veículo usado no Canadá. Por norma da VSA (Vehicle Sales Authority) toda concessionária (em inglês, “dealership”) deve realizar uma inspeção geral no automóvel.

O cliente tem ainda a opção de pagar do seu próprio bolso para fazer uma segunda revisão, para obter uma opinião independente sobre o estado do carro, mas vale lembrar que as grandes concessionárias possuem mecânicos licenciados e experientes.

Em caso de compra realizada diretamente de outro indivíduo, cabe mais cautela e assegurar a realização da inspeção.

Pensando em comprar um carro novo? Tem mais dúvidas?

Para esclarecer outras dúvidas ou para conhecer as melhores opções para comprar carros (novos ou usados), caminhonetes (pick-ups) ou financiamento em BC, entre em contato com Nathalia Souza, especialista brasileira no tema.

Como muitos imigrantes brasileiros, Nathalia tem uma história de superação e aprendizado no Canadá. Começou sua carreira na indústria automobilística como assistente em uma oficina local, onde aprendeu noções importantes sobre o tema. Buscando novos desafios, seguiu carreira na área comercial de grandes concessionárias em Vancouver e atualmente tem posição de destaque na Mitsubishi Vancouver.

Nathalia tem paixão por carros e por realizar o melhor negócio para seus clientes.

Fale com Nathalia Souza 

Endereço: Mitsubishi Vancouver – 1885 Clark Drive, Vancouver, BC
Telefone: (778) 317-5070
WhatsApp: +1 (778) 317-5070
Instagram: @allaboutcarsnathalia

Nathalia Souza, especialista brasileira em automóveis

Fique por dentro das notícias de Vancouver, do Canadá e da comunidade brasileira. Assine nossa newsletter semanal:




 

*campo obrigatório

Prestigie os anunciantes do Jornal Brasil Vancouver