Turistas estrangeiros totalmente vacinados poderão visitar novamente o Canadá em breve: entenda as regras

Regras para visitar o Canadá sem quarentena mudam a partir de agosto para norte-americanos e setembro para brasileiros e demais nacionalidades. Leia os detalhes na matéria do Jornal Brasil Vancouver.

O governo federal anunciou que planeja permitir que turistas totalmente vacinados (duas doses na maioria dos casos) visitem o Canadá em breve. A partir de 9 de agosto às 12:01 (ET) cidadãos dos EUA totalmente vacinados e residentes permanentes que vivem naquele país poderão visitar o Canadá sem ter que permanecer em quarentena por duas semanas.  

O governo também disse que planeja abrir as fronteiras do Canadá para viajantes totalmente vacinados de todos os demais países em 7 de setembro, coincidentemente, feriado da Independência do Brasil.  

Em ambos os casos (EUA e resto do mundo) apenas vacinas para COVID-19 aprovadas pelo Canadá serão aceitas para ingressar no país. São elas: 

  • Pfizer-BioNTech 
  • Moderna 
  • AstraZeneca/COVISHIELD (Também conhecida no Brasil como “Oxford”) 
  • Janssen (Johnson & Johnson) 

No site do governo federal, até a publicação desta matéria, não havia nenhuma informação oficial sobre outras vacinas atualmente em uso no Brasil, como a Sinovac (CoronaVac).  

As autoridades canadenses também anunciaram que, a partir de 9 de agosto, crianças com menos de 12 anos – que ainda não foram aprovadas para receber a vacina – ficarão isentas da quarentena após entrar no país e poderão se deslocar com seus pais, se seguirem as medidas de saúde pública em vigor. 

Estas crianças são orientadas a evitar ambientes em grupo, como escola, acampamentos e creches – especialmente em espaços fechados. Segundo um representante do governo, de acordo com matéria da CBC, “é possível que [as crianças] frequentem locais ou atividades turísticas – desde que sejam ao ar livre, pois os riscos são limitados.”  

Prova de vacinação 

Os estrangeiros que entrarem no Canadá deverão apresentar prova (em inglês ou francês) de que receberam uma rodada completa de uma das vacinas autorizadas para uso no Canadá. Isso significa duas doses dos produtos da Pfizer, Moderna ou AstraZeneca, ou uma dose da vacina Johnson & Johnson, pelo menos 14 dias antes da chegada.  

Todos os viajantes devem usar o portal (e aplicativo) ArriveCAN do governo para enviar suas informações. Se atenderem aos critérios do governo, não terão que permanecer em quarentena ao chegar ao Canadá. Qualquer estrangeiro deve, como qualquer cidadão canadense, seguir as medidas de saúde pública vigentes em British Columbia e no resto do país.  

Os interessados em viajar para o Canadá ainda precisam realizar o chamado teste molecular de COVID-19 antes de pousar no país. 

Em paralelo, o governo anunciou que planeja lançar um novo programa de vigilância em aeroportos e fronteiras terrestres também a partir de 9 de agosto. Indivíduos totalmente vacinados não precisarão de um teste pós-chegada, a menos que tenham sido selecionados aleatoriamente para completar o teste molecular para COVID-19. 

“Esta estratégia permite que o governo do Canadá continue monitorando as variantes de COVID-19 no Canadá e a eficácia da vacina”, segundo um comunicado do governo à imprensa. 

Vale observar que todos os viajantes, sem exceção, precisam ter um plano de quarentena, mesmo se acreditarem que a mesma não seja necessária; isso no caso de um oficial de fronteira concluir que não atendem aos requisitos para serem isentos. Viajantes não vacinados ou “sub-vacinados” ainda terão que permanecer em quarentena por 14 dias.

Fique por dentro das notícias de Vancouver, do Canadá e da comunidade brasileira. Assine nossa newsletter semanal:




 

*campo obrigatório

Prestigie os anunciantes do Jornal Brasil Vancouver