Em uma noite de celebração da amizade entre as comunidades judaica e brasileira em Vancouver e refutação do racismo e antissemitismo, o Embaixador e Cônsul-Geral do Brasil, Silvio Albuquerque, foi o convidado de um jantar na noite de “Shabat” da sinagoga Beth Israel, uma das mais tradicionais da cidade.
Durante o evento, Silvio Albuquerque, que também é membro do Comitê das Nações Unidas (ONU) para a Eliminação da Discriminação Racial, dirigiu-se aos presentes e falou sobre a disseminação do preconceito e discurso de ódio em muitas partes do mundo.
No decorrer de sua apresentação, o cônsul disse que “o incitamento da intolerância política e cultural está em crescimento em todas as partes” e que é nosso papel “manifestar-se quando encontramos injustiças e, acima de tudo, demonstrar solidariedade com aqueles em dificuldades”.
Silvio Albuquerque também enfatizou que “não devemos permitir que nossas identidades, como religião, nacionalidade, classes social, cor, raça, gênero e cultura, sejam confundidas e manipuladas com a intenção de nos dividir e nos jogar uns contra os outros”.
A generosidade como virtude e os direitos humanos
O palestrante também falou da importância da generosidade das pessoas como uma virtude que contribuiu para a criação do conceito moderno de direitos humanos. Segundo o cônsul, “a nossa própria cura neste mundo depende de ajudar outros a se curarem também” completou.
O evento contou com a presença de 200 convidados, que prestigiaram o emissário brasileiro para o oeste do Canadá. A noite de confraternização foi encerrada com um jantar que apresentou aos canadenses alguns dos mais tradicionais pratos da nossa cultura, como arroz, feijão, farofa, quindim e brigadeiro, todos respeitando as normas de preparação de alimentos “kosher”, de acordo com os preceitos do judaísmo.