Grana extra? Veja o passo a passo de como dirigir um Uber ou Lyft em BC


Crédito: Thought Catalog

Após aprovação do ICBC e do Passenger Transportation Board, os aplicativos de transporte Uber e Lyft finalmente passaram a operar em British Columbia. Além de aumentar a mobilidade urbana na Metro Vancouver, a iniciativa beneficia a população por oferecer mais opções de transporte e com preços mais acessíveis em comparação com as empresas de táxi da região.

Mas se para a maioria a chegada dos aplicativos de transporte a Vancouver significa uma nova forma de circular pela cidade, para outros é também uma oportunidade de renda extra. O Jornal Brasil Vancouver reuniu dicas e informações de como fazer para dirigir um Uber ou Lyft nos próximos meses. Confira:

Passo a passo: como dirigir um Uber ou Lyft em Vancouver

Documentação – Qualquer atividade remunerada no Canadá somente é autorizada para quem possui Permissão de Trabalho e Social Insurance Number (SIN) válidos.

Carteira de motorista – A categoria mais comum para carteira de habilitação em British Columbia é a denominada Classe 5, que permite transportar família e amigos. Mas para trabalhar como motorista de categoria comercial, é necessário ter a licença Classe 4. A Lyft também considera as categorias 1 e 2.

Como tirar a licença classe 4 – Além dos testes de conhecimento teórico ($14) e prático ($40), o motorista deve submeter o veículo a uma inspeção de segurança e realizar um exame médico ($28), que deverá atestar bom estado de saúde e isenção de qualquer condição médica que possa afetar a sua direção.

Histórico do veículo– O veículo deve ser devidamente registrado no ICBC e possuir menos de 10 anos (com inspeções em dia para bom funcionamento). Todos os veículos devem estar segurados para o exercício nas duas empresas – não são considerados seguros individuais.

Perfil do motorista – A idade mínima do motorista é 19 anos (Uber) ou 21 anos (Lyft). Além disso, é necessário ter pelo menos dois anos (Uber) ou três anos (Lyft) de carteira de habilitação válida em uma das classes de direção (incluindo classe 5). Em seu histórico neste período, o motorista não pode ter mais de quatro infrações médias ou leves e, num período de três anos, nenhuma infração grave. Por fim, é imprescindível a apresentação do Registro Criminal do indivíduo sem antecedentes, e que deve ser solicitado e atualizado uma vez por ano para a continuidade desta atividade.

Atendimento ao consumidor – Uber e Lyft prezam igualmente por bom atendimento ao cliente, com simpatia, respeito e bom senso. Todo motorista deve seguir o código de ética das empresas. O passageiro deve administrar em seu veículo um ambiente livre de preconceito, assédio e desrespeito de qualquer tipo e natureza.

Faz tempo que não pega um Uber ou Lyft? Lembre-se como funciona:

Uma alternativa moderna aos táxis, a Uber ou a Lyft são empresas de transporte que usam carros semiautônomos para locomoção urbana, viabilizando e gerenciando a corrida por meio de um aplicativo no smartphone do usuário e do motorista.

Os aplicativos geralmente usam o sistema GPS do telefone para determinar automaticamente o local de embarque, enquanto o destino é inserido manualmente. Isso fornece uma estimativa de tarifa e tempo e o passageiro pode decidir se deve ou não solicitar a corrida. Depois que a solicitação de viagem for confirmada por um motorista próximo, o passageiro poderá acompanhar a proximidade do motorista e o caminho seguido por meio do aplicativo.

Normalmente, o pagamento e a gorjeta são feitos por cartão de crédito salvo no aplicativo do passageiro, mas muitos optam por dar gorjeta em dinheiro também. Ambos os aplicativos também permitem que os passageiros classifiquem seus motoristas e vice-versa.

Diferenças entre a Uber e a Lyft

Preços – Não há diferença relevante de preços entre as duas empresas, pois ambas usam a mesma base de cálculo, com poucas variações.

Cobertura na Lower Mainland – Veja nos mapas abaixo a abrangência da atuação de Uber e Lyft neste início de operação em Vancouver e arredores. Por enquando, a Uber vai estar disponível em Vancouver, Richmond, Delta, Burnaby, New Westminster, Coquitlam, Port Coquitlam, na região norte de Surrey e em uma parte de North Vancouver e West Vancouver.

Área de cobertura – Uber (Fonte: Uber, Google Maps)

Já a concorrente Lyft vai operar na maior parte de Vancouver (menos na UBC), além de Richmond, New Westminster e (ao norte de) Surrey. A área de cobertura já foi expandida desde o início da operação e, segundo o gerente geral da empresa, Peter Lukomskyj, a Lyft espera servir toda a Metro Vancouver em breve.

area de cobertura lyft vancouver canada
Área de Cobertura – Lyft (Fonte: Lyft, Google Maps)

Links Úteis:

  • Carteira de habilitação classe 4 (ICBC)
  • Informações para o motorista (Uber)
  • Informações para o motorista (Lyft)

Matéria atualizada em 10/Fev/2020 4:15pm.

Prestigie os anunciantes do Jornal Brasil Vancouver

2 COMENTÁRIOS

  1. Muito Bom saber que temos um jornal exclusivo e que se importa com os brasileiros que vem ao Canada com planos e sonhos de uma vida melhor.

Comments are closed.