Canadá tem a terceira marca global mais forte entre países, segundo pesquisa

País lidera nas categorias de percepção do governo, população, imigração e investimento do Anholt-Ipsos Nation Brands Index (NBI)

Pelo segundo ano consecutivo, o Canadá alcançou a terceira posição do ranking de países com a marca global mais forte, de acordo com pesquisa divulgada pelo instituto Ipsos.

O Anholt-Ipsos Nation Brands Index (NBI) avalia a percepção internacional sobre 50 nações, baseado em pesquisas realizadas em 20 países. O estudo inclui impressões sobre seis áreas (ou “dimensões”), que incluem exportações, governo, cultura, população, turismo e imigração.

Crédito: Global News via Ipsos

Pontos fortes do Canadá incluem imigração, governo e população

Segundo a pesquisa deste ano, os pontos fortes da reputação do Canadá concentram-se nas categorias de “população” e “governo”, impulsionados pela opinião positiva sobre a “natureza acolhedora do povo canadense” e a “competência e honestidade de seu governo”, segundo informa o relatório.

Em entrevista ao canal Global News, o vice-presidente sênior da Ipsos U.S. Jason McGrath disse que não estava surpreso com a posição do Canadá no ranking, visto que o país sempre obteve uma percepção positiva no estudo.

Apesar do Canadá ter uma posição menos forte nos quesitos de turismo e cultura (Top 10), McGrath ressaltou que os entrevistados demonstraram um forte interesse em visitar o país no futuro.

Liderança por subcategoria (Crédito: Ipsos)

Alemanha lidera o ranking enquanto percepção sobre EUA despenca

A Alemanha foi novamente a líder do ranking. Segundo o estudo, os entrevistados têm uma visão positiva sobre os produtos, empregabilidade e investimentos no país europeu. O Reino Unido ficou em segundo lugar no ranking.

Já os Estados Unidos perderam diversas posições no NBI. Os EUA, que lideraram o ranking até 2016 e ocupavam a sexta posição em 2019, caíram mais quatro posições desde a divulgação do último relatório e este ano apareceram apenas em 10º lugar.

O declínio americano ocorre devido a uma queda acentuada na opinião pública sobre as dimensões de governo, imigração e população dos Estados Unidos.

Crédito: Ipsos

Percepção da marca global tem impacto financeiro

Segundo os autores da pesquisa, a percepção do impacto (positivo ou negativo) que cada país tem no resto da humanidade e no planeta é o que faz a diferença na imagem internacional de cada nação.

E uma vez que uma “imagem de marca” positiva e forte tem influência direta no aumento do turismo, comércio, investimento e captação de talentos, esta percepção global deveria ser prioridade no planejamento econômico de qualquer governo.

Crédito: Guillaume Jaillet

A pesquisa completa está disponível para download por este link

Fique por dentro das notícias de Vancouver, do Canadá e da comunidade brasileira. Assine nossa newsletter semanal:




 

*campo obrigatório

Prestigie os anunciantes do Jornal Brasil Vancouver