O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, disse hoje que o governo federal está aberto a reforçar as restrições às viagens internacionais devido a COVID-19, no momento em que aumenta o número de viagens ao exterior, porém afirmou que as medidas atuais de prevenção ainda são eficazes.
“Nossas medidas têm sido muito efetivas, mas estamos sempre abertos para reforçá-las quando necessário”, observou o primeiro-ministro, quando questionado se consideraria a proibição de viagens internacionais.
“Estamos sempre observando diversas medidas, quando são eficazes em outras partes do mundo.”
Trudeau ressaltou que a quarentena obrigatória de 14 dias para aqueles que entram no Canadá tem sido “extraordinariamente eficaz”.
Trudeau diz que governo avalia cancelar “certos vôos” internacionais
De acordo com a CBC News, o Reino Unido proibirá voos provenientes da América do Sul e de Portugal por precaução. Apesar de não estar claro se o Canadá vai implementar medidas similares, Trudeau disse que os cancelamentos de voos serão incorporados “se necessário”.
“Estamos constantemente monitorando variantes do COVID-19 com governos estrangeiros, inclusive a preocupante variante encontrada no Brasil. Nós estamos fazendo o que for necessário para proteger os canadenses, inclusive avaliando cancelar certos voos internacionais, se necessário” disse Trudeau, de sua residência, em Ottawa.
O primeiro-ministro reafirmou que “decisões devem ser baseadas em diretrizes de saúde pública”. Justin Trudeau disse ainda que “como sempre, o governo está ativamente em contato com especialistas para chegar a uma decisão rapidamente.”
Durante a mesma entrevista, o líder canadense reforçou que o governo está ativamente desencorajando viagens, não apenas para proteger os canadenses do vírus, mas também de “todas as variantes do novo coronavírus que estamos observando”.
O governo canadense mantém uma recomendação desestimulando viagens internacionais não-essenciais desde março de 2020.
Fique por dentro das notícias de Vancouver, do Canadá e da comunidade brasileira. Assine nossa newsletter semanal:
*campo obrigatório