Quando chega a minha vez? Entenda as fases de vacinação para COVID-19 em BC

Se o plano de vacinação for realizado como planejado e as infecções por COVID-19 continuarem caindo, as restrições impostas desde o início da pandemia podem finalmente chegar ao fim.

O governo de British Columbia divulgou o plano de imunização contra a COVID-19, que deve administrar doses da vacina para 4.3 milhões de moradores elegíveis na província até o final de setembro, seguindo critério decrescente de idade. Indivíduos de alto risco e idosos devem ser vacinados até abril e os demais adultos no verão canadense. Residentes com menos de 18 anos ainda não estão aptos para receber a vacina.

Crédito: Torsten Simon

As Fases da Vacinação em BC

De acordo com o governo provincial, esta é a ordem estabelecida para a vacinação, que já teve início e deve seguir durante os próximos meses. (BC está atualmente na Fase 1).

Fase 1 (dezembro a janeiro)

– Residentes, funcionários e demais visitantes essenciais asilos para idosos e residência assistida 
– Funcionários de hospitais que cuidam de pacientes com COVID-19
– Comunidades indígenas remotas e isoladas

Fase 2 (fevereiro a março)

– Idosos com mais de 80 anos que ainda não foram imunizados
– Idosos indígenas com mais de 65 anos e comunidades indígenas ainda não imunizadas
– Funcionários de hospitais e médicos ainda não imunizados
– Funcionários em lares comunitários para idosos ainda não imunizados

Fase 3 (abril a junho)

– Moradores da província com idade entre 60-79 anos, divididos em grupos de cinco anos decrescentes (por exemplo, 79-75 primeiro; em seguida 74-70, etc.)
– Pessoas consideradas extremamente vulneráveis com idade entre 16 e 69 anos, incluindo aqueles com cânceres específicos, como leucemia ou linfoma; pessoas com problemas respiratórios graves; pessoas em terapias de imunossupressão; e adultos em diálise ou com doença renal crônica

Fase 4 (julho a setembro)

– Moradores da província com idade entre 18 e 59 anos, divididos em grupos de cinco anos decrescentes (por exemplo, 59-55, em seguida 54-50, etc.)

Fim das Restrições no Horizonte

O plano cobre cerca de 4,3 milhões de habitantes da província de British Columbia elegíveis, ou 8,6 milhões de doses de vacina. O restante da população de BC – cerca de 900,000 pessoas – não são elegíveis porque nenhuma das vacinas autorizadas para uso até o momento no país são aprovadas para menores de 17 anos, à exceção para aqueles com certas condições médicas.

Se o plano de vacinação for realizado como planejado e as infecções por COVID-19 continuarem caindo, as restrições impostas desde o início da pandemia podem chegar ao fim.

A médica-chefe de BC, Dra. Bonnie Henry, disse estar esperançosa por um retorno de alguns aspectos de nossa vida normal até o verão. “Porém”, ela ressaltou, moderando as expectativas, que “o retorno total ao que gostaríamos de ter, em termos de interações sociais e estarmos juntos, não é provável até o outono”.

Plano Depende da Disponibilidade de Vacinas

O plano depende da disponibilidade da vacina. A programação anunciada pelo governo é baseada em um fornecimento constante das vacinas atualmente aprovadas no Canadá (Pfizer-BioNTech e Moderna) nos próximos oito meses.

Se as entregas atrasarem, o calendário de imunização também será postergado. Por outro lado, se mais vacinas de outros fabricantes forem aprovadas, o cronograma de vacinação pode ser igualmente acelerado.

Fique por dentro das notícias de Vancouver, do Canadá e da comunidade brasileira. Assine nossa newsletter semanal:




 

*campo obrigatório

Prestigie os anunciantes do Jornal Brasil Vancouver