De acordo com o deputado norte-americano Brian Higgins, os Estados Unidos vão reabrir a fronteira terrestre para canadenses totalmente vacinados a partir de novembro.
“Finalmente, há um movimento dos EUA para abrir suas portas e novamente receber nossos vizinhos canadenses” disse Higgins em um comunicado divulgado através de sua conta na rede social Twitter.
“Um robusto intercâmbio transnacional entre EUA e Canadá é fundamental para a relação entre os dois países e mutualmente benéfico para os cidadãos, empresários e as economias de ambos os países” ressaltou o congressista, que representa Niagara Falls, no oeste do Estado de Nova York, além de outras áreas na fronteira com Ontario.
At long last, there is action by the U.S. to open the doors & welcome back our Canadian neighbors beginning in November.
This is good news for businesses & families that have suffered under the continued border shutdown.
Further details coming tomorrow.
My statement here ⬇️ pic.twitter.com/YEN7LuxGle— Brian Higgins (@RepBrianHiggins) October 13, 2021
Será necessário apresentar uma prova de vacinação (para entrar nos EUA), mas não está claro ainda se isto inclui as chamadas “doses mistas”. Pelo menos 3,88 milhões de canadenses receberam dois tipos diferentes de vacinas, sem contar a província Quebec, que não disponibilizou dados sobre vacinação com doses mistas.
Mais detalhes sobre a reabertura da fronteira terrestre serão divulgados pelo U.S. Department of Homeland Security nesta terça-feira. A expectativa é que as novas regras sejam válidas para travessias por vias terrestre e marítima. Mês passado, diretrizes semelhantes foram anunciadas para viagens por via aérea.
A fronteira entre o Canadá e os Estados Unidos foi fechada desde que foi declarada a pandemia de COVID-19 em março de 2020, sendo permitidas apenas travessias consideradas essenciais. A divisa entre os dois países é a mais longa fronteira internacional do mundo, com 8.890 quilômetros. Já o Canadá reabriu as fronteiras terrestres para visitantes dos EUA totalmente vacinados no início de agosto.
Fique por dentro das notícias de Vancouver, do Canadá e da comunidade brasileira. Assine nossa newsletter semanal:
*campo obrigatório