Fazer networking com brasileiros pode agregar valor a sua carreira. Veja como começar!

O chamado “networking” é uma prática recomendada para acelerar o processo de adaptação do imigrante ao Canadá. Mas você sabe o que significa este termo e como esta atividade traz benefícios?

Crédito: Monkey Business Images

Um imigrante enfrenta muitos obstáculos para alcançar seus objetivos profissionais em seu novo país. Cultura, costumes, língua e educação são alguns destes desafios e fazem parte de uma curva de adaptação íngreme, mas que com perseverança e dedicação, podem ser superados.

Uma atividade que é recomendada para acelerar o processo de adaptação ao Canadá é o chamado “networking”. Mas você sabe o que significa este termo e como esta prática traz benefícios na prática?

O que é networking e como esta atividade agrega valor a sua carreira

Networking, segundo o site Top Resume, não é apenas uma troca de informações com outras contatos profissionais – e certamente não serve para pedir favores ou emprego. Networking visa criar e manter relações de longo prazo e benefício mútuo, construindo novos relacionamento, seja durante a prática de esportes na academia ou até no Starbucks, ou ainda em ambientes mais formais como um congresso, na faculdade e até no ambiente de trabalho.

Em uma eventual busca por emprego, a rede de contatos pode ser decisiva. A referência de um funcionário para uma vaga pode ser determinante para o candidato avançar em um processo seletivo.

E em caso de mudança de carreira, a rede criada através do networking pode ser benéfica para introduzir a novos contatos em uma nova indústria de trabalho, além de compartilhar perspectivas e informações que podem fazer a diferença.

Como escolher eventos para fazer networking

Participar de eventos de networking é uma das ferramentas mais importantes para ter sucesso na sua carreira. Deena Baikowitz, da Fireball Network, sugere em artigo para o Ellevate Network a escolha de eventos e organizações que são importantes para cada um.

“Comece onde você está motivado para conhecer pessoas novas com interesses profissionais ou pessoais em comum”. Seja uma aula de culinária, um clube de leitura ou um grupo de corrida, o importante é se sentir motivado e confortável para aproveitar o momento – e não que se trate de um sacrifício. São muitas as oportunidades de networking, basta encontrar o estilo apropriado ao participante e comparecer.

Uma dica, em particular para os introvertidos, é planejar com antecedência pontos relevantes para as eventuais conversas, como por exemplo, algo em torno do tema do evento ou sobre sua área profissional de interesse. Temas da atualidade podem ajudar a quebrar o gelo, incluído assuntos de cultura popular, como filmes e música, ou ainda comida e tecnologia.

Networking com Brasileiros em Vancouver

Segundo Mark Swartz, do site de busca de vagas Monster, “quando esteja fazendo networking para buscar um emprego, tente começar com membros da sua comunidade”. O motivo, ainda segundo Swartz, é que “ter um background em comum pode ajudar em estabelecer uma empatia mais rapidamente”. Em outras palavras, ele conclui, “este vínculo mais forte pode resultar em mais (e melhores) referências”.

Selecionamos algumas organizações ativas na comunidade brasileira para a prática do networking:

  • Consulado-Geral do Brasil em Vancouver

Periodicamente, o Consulado-Geral do Brasil em Vancouver organiza ou recebe eventos para promover vários aspectos da cultura e negócios brasileiros, gerando boas oportunidades de networking. Para ficar informado sobre os próximos eventos, siga as redes sociais do Consulado e a Agenda do Jornal Brasil Vancouver.

  • Brazilian Community Association (BCA-BC)

A BCA-BC, instituição que representa os brasileiros na província, tem planos de organizar e promover novas oportunidades de networking para brasileiros na Metro Vancouver nos próximos meses. Acompanhe as novidades pelas redes sociais da BCA e pela Agenda do Jornal Brasil Vancouver.

  • Latin Canadian Professional Network (LCPN)

A Latin Canadian Professional Network (LCPN) tem como objetivo fortalecer os negócios entre a América Latina e o Canadá. A LCPN oferece diversas oportunidades de networking, como cafés-da-manhã e encontros para empresários, empreendedores e estudantes. Para ser informado dos próximos eventos, confira o site da organização ou receba gratuitamente por email ou WhatsApp a Agenda do Jornal Brasil Vancouver.

  • Networking para Brasileiros (NPB)

O grupo Networking para Brasileiros visa facilitar o relacionamento entre brasileiros através de eventos, presenciais e online, incentivando a troca de experiências e a adaptação ao Canadá. A programação pode ser consultada através das redes sociais do NPB ou pela Agenda do Jornal Brasil Vancouver.

  • Delaz

O primeiro grupo de networking para brasileiras de Vancouver busca criar uma rede de conexões para mulheres focado em empreendedorismo e desenvolvimento de carreira. Para ficar por dentro dos próximos encontros, as interessadas podem seguir as redes sociais do grupo ou receber a programação por email através da Agenda do Jornal Brasil Vancouver. 

  • Sociedade de Brasileiros Engenheiros e Arquitetos de British Columbia

A recém-criada BEABC é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é unir e integrar os profissionais brasileiros das áreas de arquitetura e engenharia ao mercado canadense, provendo informações relevantes e promovendo eventos de networking. Mais informações estão disponíveis pelas redes sociais da entidade. A programação de futuros eventos também será disponibilidade através da Agenda do Jornal Brasil Vancouver.

  • Opções em Redes Sociais

Há também opções de grupos de networking online. Listamos dois deles abaixo:

LinkedIn – Profissionais Brasileiros em Vancouver

Facebook – Networking Brasileiros em Vancouver

Tem mais sugestões de networking em BC? Deixe abaixo nos comentários!

Fique por dentro das notícias de Vancouver, do Canadá e da comunidade brasileira. Assine nossa newsletter semanal:




 

*campo obrigatório

*Artigo publicado originalmente em Março/2020. 

Prestigie os anunciantes do Jornal Brasil Vancouver

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui