Renato Mosca, Cônsul-Geral do Brasil em Vancouver, recebeu “agrément” (consentimento) e será o novo Embaixador do Brasil em Roma, na Itália.
Em nota, o Palácio do Planalto confirmou a mudança: “O governo brasileiro informa, com satisfação, que o governo da República Italiana concedeu o agrément ao Embaixador Renato Mosca de Souza como Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário do Brasil naquele país. Cumulativamente, exercerá a função na República de Malta e na República de San Marino”.
O diplomata disse ao Jornal Brasil Vancouver que a mudança “faz parte da normalidade administrativa da diplomacia brasileira”.
Mosca explica ainda que “a alternância de titulares de embaixadas e consulados tem sempre um efeito positivo na renovação de ideias e práticas”.
Atualmente Cônsul em Vancouver, Renato Mosca de Souza foi Embaixador do Brasil na Eslovênia (2017-2021) e chefe do Cerimonial da Presidência da República (2011-2016).
Na carreira diplomática desde 1990, Mosca atuou anteriormente em Washington, Cidade do México, Roma e Caracas, onde desempenhou diversas funções.
Nova designação será submetida à apreciação do Senado
Após a concessão do agrément pelo governo estrangeiro, há o procedimento necessário de arguição do indicado na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN) do Senado Federal.
O Congresso Nacional recebe a mensagem do Poder Executivo com a indicação do novo titular de embaixadas ou organismos internacionais.
A Comissão fixará data e horário para a sabatina, ocasião em que o nome escolhido pelo presidente da República apresentará suas propostas e projetos para a chefia da missão diplomática aos senadores membros da CREDN.
“É difícil prever com precisão em que momento tal requisito legal será cumprido, mas normalmente não costuma demorar, a depender da agenda de trabalhos da CREDN” observa Mosca.
Uma vez – e se – aprovado na CREDN e no plenário, o Executivo publica o decreto de nomeação no Diário Oficial da União.
“Espero que ainda possamos celebrar juntos o Sete de Setembro, com uma comemoração ainda maior que a de 2022”, disse Renato Mosca ao Jornal Brasil Vancouver, quando questionado sobre sua possível data de partida do Canadá.
Mosca aproximou o Consulado da Comunidade Brasileira
Desde sua chegada a Vancouver, Renato Mosca se notabilizou por construir proativamente pontes com a comunidade brasileira.
Sob sua liderança, entre outras iniciativas, o Consulado abriu as portas para diversos encontros e palestras, divulgou inúmeras causas comunitárias, deu espaço aos empreendedores brasileiros na região e, com apoio da Brazilian Community Association (BCA), realizou o primeiro grande evento em Vancouver após a pandemia, o “Brasil 200”, uma grande celebração pelo bicentenário da Independência, em 2022.
“Considero ter dado uma contribuição importante ao tornar o serviço consular mais aberto, transparente, humano e acolhedor. São conquistas da comunidade brasileira no oeste do Canadá” ressaltou o futuro Embaixador do Brasil em Roma ao Jornal Brasil Vancouver.
Próximo Cônsul-Geral em Vancouver já está definido
O ex-Embaixador do Brasil em Washington, Nestor Forster, será o novo Cônsul-Geral do Brasil em Vancouver.
Forster era cotado para o cargo desde o início deste ano, conforme notícia anterior do Jornal Brasil Vancouver.
O diplomata deve assumir a posição em Vancouver imediatamente após a partida do atual ocupante do cargo.
Leia mais sobre o novo Cônsul do Brasil em Vancouver aqui.
Fique por dentro das notícias de Vancouver, do Canadá e da comunidade brasileira. Assine nossa newsletter:
*campo obrigatório