Após nova negociação terminar sem acordo durante o final de semana, foi confirmada a greve de ônibus e SeaBus na região metropolitana de Vancouver.
A companhia de transporte TransLink confirmou que seus serviços foram afetados “devido a interrupção das atividades de trabalho na Coast Mountain Bus Company (CMBC) lideradas pelo sindicato CUPE 4500”.
“Os usuários de ônibus e SeaBus devem buscar planos de transporte alternativos”, ressaltou a TransLink em comunicado divulgado através do site oficial.
There is no bus and SeaBus services due to ongoing job action at CMBC by CUPE 4500. SkyTrain (Expo, Canada Line, Millennium Line), WCE and HandyDART service not expected to be impacted. Visit https://t.co/Viw4DNrYh1 or call 604-953-3333 ^MR
— TransLink BC (@TransLink) January 22, 2024
Ainda de acordo com a TransLink, as três linhas do metrô (SkyTrain) Canada Line, Expo e Millennium do SkyTrain, além do West Coast Express, HandyDART, West Vancouver Blue Bus, Bowen Island Community Shuttles e Langley Community Shuttles, devem continuar a operar normalmente.
O CUPE 4500, sindicato que representa mais de 180 supervisores da Coast Mountain Bus Company, já havia anunciado que “todos os serviços seriam paralisados” por dois dias a partir de 22 de janeiro caso um acordo não fosse alcançado – o que de fato, não aconteceu.
Um comunicado da Coast Mountain Bus Company (CMBC) diz que o sindicato rejeitou um acordo que incluiria aumento no valor das horas extras, melhores benefícios e um acordo para a contratação de mais supervisores para a empresa.
“Infelizmente, o sindicato mais uma vez recusou uma nova oferta. Isto é inaceitável e irracional”, disse o presidente do CMBC, Michael McDaniel, através de um comunicado.
“A paralisação pode terminar imediatamente caso o sindicato aceite a oferta razoável que foi oferecida. Continuamos dispostos a retornar à mesa de negociação” completou.
Statement from Coast Mountain Bus Company President and General Manager Michael McDaniel: pic.twitter.com/3RT6WQ7lbF
— News from TransLink (@TransLinkNews) January 22, 2024
Para acompanhar as últimas atualizações sobre a greve, acompanhe as informações divulgadas pelo site oficial, blog (com detalhes) e mídias sociais da TransLink.
Fique por dentro das notícias de Vancouver, do Canadá e da comunidade brasileira. Assine nossa newsletter:
*campo obrigatório