Algumas das principais instituições de ensino da província comunicaram oficialmente esta semana que a maior parte do sistema de ensino superior vai continuar predominantemente online durante o período de aulas do outono (“fall term”), ou seja, partir de setembro até dezembro.
As aulas em todo o sistema universitário em British Columbia já haviam sido transferidas para o sistema remoto desde meados de março, ainda durante o período de inverno. No semestre acadêmico do verão, já em andamento, as classes também permanecem à distância.
Dentre as universidades que já anunciaram a continuidade das aulas neste formato, estão a UBC (University of British Columbia) e SFU (Simon Fraser University) em Vancouver, a University of Victoria e Royal Roads University em Victoria e a Vancouver Island University em Nanaimo.
Os planos para o outono foram descritos como uma espécie de “meio termo” em algumas instituições de ensino na região. Ou seja, cursos híbridos, onde ocorrem encontros presenciais, mantendo-se as regras de distanciamento social (como em debates para pequenos grupos, aulas práticas, etc.), mas com ensino remoto para interação com grupos maiores.
O formato com um misto de ensino online e presencial foi anunciado na semana passada pelo premier de British Columbia, John Horgan, e pela pela Dra. Bonnie Henry, médica-chefe da província.
UBC: A maioria das aulas será online, mas algumas turmas menores podem ser conduzidas presencialmente
O presidente da University of British Columbia, Santa Jeremy Ono, que também é biólogo e professor de medicina, disse em um comunicado no site da universidade que “durante o outono, a UBC vai oferecer a maioria das classes com mais alunos à distância, e algumas turmas menores conduzidas presencialmente, seguindo as diretrizes de saúde pública.”
Ainda segundo Ono, a universidade vai “manter o foco em garantir um ensino presencial de alta qualidade, quando possível, e ensino remoto de excelência.”
Outra universidade que se manifestou esta semana sobre as aulas no outono foi a Simon Fraser University. O reitor da universidade, Jon Driver, além de também anunciar que o formato de aulas online vai ser mantido, disse que a SFU vai “trabalhar em estreita colaboração com as autoridades de saúde e a província para relaxar algumas das restrições referentes ao COVID-19 no campus da faculdade.”
Já o reitor associado da UBC, Simon Bates, explicou em entrevista para a CBC que transferir as aulas para o formato online não é simples como parece. “É basicamente um processo de reformulação, pois o que elaboramos para um curso totalmente remoto, para um grupo fragmentado de estudantes, é bem diferente do que se prepara para aulas presenciais”.
Bates ainda observou que o novo formato traz novas adversidades, como por exemplo, se os alunos possuem conexão de qualidade à internet ou têm acesso a um ambiente adequado para participar das aulas à distância. “Manter a eqüidade de acesso e ensino aos estudantes é um desafio” encerrou.
Estudantes Internacionais ainda aguardam soluções
Ainda não há solução sobre como os estudantes internacionais vão obter permissões de estudo ou lidar com as restrições de viagem, nem tampouco há planos de como os estudantes vão morar em dormitórios ou participar de atividades extracurriculares, como por exemplo, grupos estudantis, associações e atividades esportivas, segundo informou a Global News.
Fique por dentro das notícias de Vancouver, do Canadá e da comunidade brasileira. Assine nossa newsletter semanal:
*campo obrigatório