Bombeiros brasileiros ajudam no combate ao incêndio florestal no interior de British Columbia

bombeiros brasileiros incendios bc oeste canadá
Missão Humanitária Brasileira no Canadá (Crédito: ABC-MRE)

Uma das mais severas temporadas de incêndios florestais da história do Canadá segue fazendo enormes estragos pelo país. Desta vez, no interior da província de British Columbia.

E um grupo de agentes do Corpo de Bombeiros do Brasil participa, ao lado das forças locais, dos esforços de combate às chamas que afetam as regiões do Okanagan e Shuswap – ambas localizadas a nordeste de Vancouver.

Avião espalha retardante de chamas durante incêndio. (Crédito: BC Wildfire Service)

Os ventos provenientes do norte favoreceram o avanço do incêndio, que destruiu vários edifícios ao redor do Lago Shuswap, popular região turística na província.

O incêndio de Bush Creek East, ao redor do Shuswap, está sendo considerado “um dos comportamentos incendiários mais agressivos e extremos” na história moderna do combate a incêndios em BC, segundo as autoridades.

De acordo com estimativas, o incêndio já ultrapassa uma área de mais de 41 mil hectares, após a fusão entre dois incêndios no último sábado (19).

O incêndio interditou o trecho da Trans-Canada Highway 1 entre os municípios de Chase e Sorrento.

Bombeiros brasileiros no Shuswap

Os agentes brasileiros, que estão no Canadá em missão humanitária desde meados de julho, foram alocados para atuar nas áreas mais afetadas em Alberta, Quebec, Saskatchewan e British Columbia.

Localização da Região do Shuswap. (Crédito: Shuswap Tourism)

Ao todo, estão no Canadá 104 especialistas brasileiros da Força Nacional de Seguranca, IBAMA, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e corporações de bombeiros militares de 20 estados brasileiros e do Distrito Federal.

De acordo com informações divulgadas pelas autoridades locais (Columbia Shuswap Regional District), grupos brasileiros atuaram nos últimos dias na região de Little Shuswap Lake, próximo ao município de Chase, e também nos arredores da cidade de Sorrento, ao sul da Trans-Canada Highway 1.

Segundo o subtenente Elcio Gouvêa de Sousa, do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro (CBMERJ), “os pinheiros, árvores presentes em todas as florestas do Canadá, tem uma resina que escorrem pelo seu caule, que é altamente inflamável”.

O subtenente Sousa possui 32 anos de experiência no Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente da corporação (1º GSFMA) e é um especialista em prevenção e combate a incêndios florestais.

Elcio Sousa é um dos representantes do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro na missão brasileira no Canadá.

Missão Humanitária Brasileira no Canadá (Crédito: ABC-MRE)

A operação brasileira é coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE). Segundo o Itamaraty, os custos com a missão internacional serão reembolsados pelo Canadá em razão de uma lei canadense que assegura o pagamento por cooperação humanitária.

Saiba mais:

Vista do Lago Shuswap, popular destino turístico no interior de BC. (Crédito: Todamo)

Com informações do Ministério das Relações Exteriores, Corpo de Bombeiros/RJ, Columbia Shuswap Regional District (CSRD), Shuswap Emergency Program (SEP), Shuswap Tourism e Agência O Globo.

Fique por dentro das notícias de Vancouver, do Canadá e da comunidade brasileira. Assine nossa newsletter:




*campo obrigatório

 

Prestigie os anunciantes do Jornal Brasil Vancouver