A taxa de crescimento populacional do Canadá foi quase o dobro em comparação com outros países do G7*, entre 2016 e 2021, segundo o último Censo, divulgado pelo Instituto de Estatística do Canadá (Statistics Canada) este mês. O número de habitantes do país aumentou 5.2% desde 2016, chegando quase a 37 milhões de pessoas em 2021.
Embora o início da pandemia de COVID-19 em 2020 tenha interrompido o rápido crescimento populacional do Canadá, o número permaneceu o mais alto entre os países do G7.
Se por um lado a pandemia desacelerou o movimento populacional em todo o mundo, a imigração ainda contribuiu para o crescimento do número de habitantes do Canadá em 0.4% em 2020, a taxa mais alta no G7 neste período. Em termos de comparação, o número de habitantes dos Estados Unidos aumentou apenas 0.1% entre julho de 2020 e julho de 2021.
Como na maior parte das outras nações do G7, o crescimento populacional do Canadá de 2016 a 2021 foi atribuído em grande parte a chegada de novos imigrantes, ou quase 80% do ganho populacional neste período.
Apenas 20% deste aumento é devido ao chamado crescimento vegetativo ou natural, ou seja, a diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade do país.
A taxa de crescimento natural caiu de 0.3% para 0.1% entre 2016 e 2021, o menor nível já registrado. Embora o ritmo de crescimento vegetativo do Canadá seja baixo, não se espera que este valor se torne negativo nos próximos 50 anos, ao contrário da maioria dos outros países do G7.
No entanto, ao que tudo indica, a pandemia não apenas desacelerou a chegada de imigrantes de outros países, mas também pode ter impactado as taxas de fertilidade.
Um estudo realizado recentemente diz que cerca de 19% dos adultos canadenses com menos de 50 anos indicaram um interesse menor em ter filhos, ou que postergaram a maternidade em consequência da pandemia.
A taxa de fecundidade no Canadá já vinha diminuindo desde 2015 e atingiu um recorde negativo de 1.4 filhos por mulher em 2020.
O crescimento populacional do Canadá (5.2%) ficou em sétimo lugar no G20 entre 2016 e 2021, atrás da Arábia Saudita, Austrália, África do Sul, Turquia, Indonésia e México e no mesmo nível da Índia.
O Brasil ficou em décimo lugar, com uma taxa de crescimento populacional de 3.8%, conforme indicado no gráfico abaixo.
Entre as províncias canadenses, British Columbia e Prince Edward Island (P.E.I.) apresentaram as taxas de crescimento mais velozes, também devido a chegada de novos habitantes ao país.
Em quase todas as regiões do Canadá, a imigração continua a ser o principal agente propulsor do crescimento populacional.
*O G7, abreviação de “Grupo dos Sete”, é uma organização que reúne algumas das maiores economias do mundo: Estados Unidos, França, Alemanha, Itália, Reino Unido, Japão e Canadá.
Fique por dentro das notícias de Vancouver, do Canadá e da comunidade brasileira. Assine nossa newsletter:
*campo obrigatório