Maioria das canadenses vê mais oportunidades para começar negócio próprio, diz pesquisa

Crédito: Rodnae Productions

Uma nova pesquisa realizada pela empresa de internet GoDaddy e divulgada na semana do Dia Internacional da Mulher, analisou oportunidades e desafios associados ao empreendedorismo feminino no Canadá.

Os dados mostram que 80% das mulheres canadenses veem mais oportunidades do que nunca em iniciar seus próprios negócios, apesar de desafios como o esgotamento profissional, conhecido como “burnout”, e um ambiente econômico complexo.

A pesquisa descobriu que a maioria das mulheres canadenses iniciou ou pretende iniciar seu pequeno negócio em busca de oportunidades financeiras e flexibilidade de estilo de vida – uma mudança com relação a 2021, quando outro estudo similar descobriu que a maioria das mulheres da geração millennials citou sua “paixão” como a maior motivação por trás de seus sonhos para pequenos negócios.

Em meio aos desafios gerados pelo aumento no custo de vida, quase metade (49%) das mulheres que desejam iniciar um pequeno negócio ou fazer “um bico” dizem que o aumento das oportunidades financeiras é o principal motivador, a frente de flexibilidade ou autonomia.

No entanto, a pesquisa também aborda os possíveis obstáculos encontrados por mulheres que desejam iniciar seu próprio negócio, com o investimento em tempo e custos iniciais no topo da lista.

Os afazeres domésticos também seguem sendo um fator importante – uma em cada três mulheres canadenses diz ser a principal responsável pelos cuidados dos filhos menores de 18 anos e a maioria (81%) afirma que é a principal encarregada pelas tarefas de casa, independentemente das obrigações maternas.

A necessidade de apoio à saúde mental enfatiza os obstáculos encontrados pelas mulheres empreendedoras. Segundo a pesquisa, a maior parte das mulheres canadenses (78%) dizem ter sofrido “burnout” em algum momento de suas carreiras.

Ao mesmo tempo, mulheres empreendedoras dizem que a confiança e capacidade de adaptação foram fundamentais para o sucesso nos negócios – reforçando a importância de sistemas de apoio que ajudam as empreendedoras a se sentirem confiantes em suas jornadas de negócios – e ferramentas que as fortalecem para enfrentar situações adversas.

Leia também: 1 milhão de vagas: governo de BC divulga perspectiva de emprego para a próxima década

Empresárias estão otimistas com crescimento em 2023

Apesar dos persistentes obstáculos, as empresárias canadenses permanecem inegavelmente otimistas – apenas 16% relatam que impactos relacionados à pandemia continuam sendo sua maior preocupação nos negócios.

Além disso, 70% das entrevistadas demonstram otimismo por seu desenvolvimento em 2023, seja pelo crescimento de sua marca (30%), pela aquisição de novos conhecimentos (21%) ou pela expansão dos seus serviços e/ou produtos (19%).

Mulheres podem estar superestimando os custos iniciais 

Enquanto as mulheres que desejam iniciar seu próprio negócio citaram os “custos iniciais” como “um grande obstáculo”, o estudo descobriu que elas apresentavam uma tendência a superestimar os custos iniciais em uma média de 56% ou mais.

De fato, na verdade, mais de dois terços das mulheres empreendedoras entrevistadas no Canadá disseram que seu investimento inicial foi de menos de $1,000 para abrir seus negócios, com 15% afirmando que não tiveram nenhum custo inicial.

Vale lembrar que as empresas da comunidade brasileira em Vancouver podem promover gratuitamente seus negócios e serviços no diretório do Jornal Brasil Vancouver. E para produtos individuais, há ainda a opção de exibir itens à venda nos sites Comida Brasileira e Bazar Brasil, ambos também voltados para o mercado local.

Fique por dentro das notícias de Vancouver, do Canadá e da comunidade brasileira. Assine nossa newsletter:




 

*campo obrigatório

Prestigie os anunciantes do Jornal Brasil Vancouver