Educação: a porta de entrada de novos imigrantes no Canadá

Educação Imigração Vancouver Canadá
Crédito: Andre Furtado

O Canadá vem se tornando um dos principais destinos de imigração para brasileiros nos últimos anos. O último censo realizado pelo Ministério das Relações Exteriores brasileiro em 2014 indica que existiam aproximadamente de 40 mil brasileiros no Canadá. Este número aumentou consideravelmente nos últimos anos. Na província de British Columbia apenas, o Brasil já ocupava a quarta posição em número de pessoas (com qualificação profissional) aplicando para a imigração provincial, de acordo com o BC PNP Statistical Report de 2018.

No entanto, o processo de imigração para o Canadá vem mudando bastante nos últimos anos. Se anteriormente era mais comum conseguir o chamado PR (permanent resident card) ainda no Brasil, o governo canadense vem mudando aos poucos o perfil dos novos imigrantes que chegam ao país.

Atualmente, com a exceção de profissionais na área de TI, o processo de imigração é geralmente realizado por famílias que já estão morando no Canadá com work permit (autorização de trabalho) ou study permit (visto de estudante).

Este novo perfil do imigrante determinado pelo governo canadense tem relação com o fato de que, ao viver por um período de tempo no país antes de tornar-se um residente permanente, o novo imigrante aumenta consideravelmente sua chance de sucesso no Canadá e acelera sua curva de adaptação. Isso inclui, por exemplo, adequação ao mercado de trabalho, ao clima do país, o conhecimento da língua inglesa, o network profissional e também sua rede de contatos pessoais.

O governo canadense investiu mais de $200 milhões nos programas de imigração em 2019. Se um novo imigrante decide retornar ao seu país de origem após não se adaptar ao estilo de vida canadense, isso acarreta um prejuízo ao governo do país, em função do tempo e recursos envolvidos desde o processo de seleção, até os diversos programas assistenciais oferecidos aos recém-chegado em todas as províncias.

Já os indivíduos que chegam ao Canadá com permissão de estudo ou trabalho, passam por dificuldades semelhantes, porém após superá-las, tornam-se candidatos ideais para o governo e com chances elevadas se sucesso a médio e longo prazo. Ou seja, a possibilidade de retornarem ao Brasil, após o chamado período de adaptação, que varia em torno de 1 a 5 anos, são reduzidas.

Em 2019, de acordo com o Statistics Canada, a agência de estatísticas do governo canadense, cerca de 9.390 brasileiros entraram no Canadá com um study permit (permissão de estudo), um aumento de quase 50% com relação a 2015. Com uma grande variedade de opções de estudo técnico e superior e um custo mais baixo que países como EUA, Austrália e Reino Unido, o Canadá tornou-se um dos principais destinos para estudantes de todas as idades no mundo.

Nas próximas semanas, o Jornal Brasil Vancouver vai trazer mais matérias sobre o tema, como a diferença entre os cursos técnicos no Brasil e no Canadá e também os requisitos básicos para a admissão em uma universidade ou college canadense. Assine nossa newsletter, siga nossos canais no Instagram e Facebook, e fique por dentro!

Links úteis:

Agências de Imigração e Intercâmbio (brasileiras) em Vancouver: https://brasilvancouver.com/diretorio-servicos/intercambio-imigracao-canada/

Prestigie os anunciantes do Jornal Brasil Vancouver