O novo coronavírus foi identificado pela primeira vez em British Columbia no dia 28 de Janeiro e, desde então, não parou mais de crescer. Além de diversas recomendações de higiene e cuidados para conscientizar a população sobre como diminuir a chances de contágio, o governo canadense e organizações mundiais de saúde têm recomendado o chamado “isolamento social” como uma das principais formas de evitar que o vírus se prolifere ainda mais, já que humanos são seu principal vetor de transmissão.
O que significa “isolamento social”?
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças de British Columbia (CDCBC) define isolamento social como as “mudanças no dia-a-dia que reduzem a interação entre indivíduos”. A Agência de Saúde Pública do Canadá (Health Canada and PHAC) diz que estas mudanças incluem basicamente:
- Evitar lugares cheios e encontros não essenciais.
- Evitar saudações com apertos de mãos e outras formas de contato físico
- Limitar o contato com pessoas consideradas de alto risco, como idosos e indivíduos com saúde fragilizada
- Manter cerca de dois metros de distância para outras pessoas, na medida do possível
O isolamento social não se trata apenas de proteger o próprio indivíduo de ser contaminado, mas ambém de impedir que o vírus seja espalhado para a população em geral. Embora desconfortável, a prática mostrou ser extremamente eficaz para diminuir a transmissão de doenças respiratórias, de acordo com pesquisas feitas pelo Emerging Infecting Diseases, reduzindo o número de pessoas que precisam utilizar o sistema de saúde pública ao mesmo tempo.
Dúvidas de “isolamento social”: o que está certo ou errado?
CERTO:
Manter uma distância de cerca de 2 metros para outras pessoas, à exceção de seu núcleo familiar (que moram na mesma casa).
ERRADO:
Convidar amigos sem sintomas do COVID-19 para jantar em casa. Pessoas assintomáticas também podem estar portando o vírus.
CERTO:
Ir ao supermercado em horários com menos movimento, como por exemplo, logo após a abertura do estabelecimento comercial ou nos horários mais próximos do fechamento.
ERRADO:
Ir ao supermercado frequentemente, pagar com dinheiro em espécie e ficar próximo a outras pessoas, principalmente na fila do caixa.
CERTO:
Sair para caminhar, andar de bicicleta ou levar o cachorro para passear em locais pouco movimentados e em horários de baixa circulação.
ERRADO:
Jogar futebol com os colegas da faculdade ou do trabalho. Sair para passear com a família estendida (fora de seu núcleo familiar) e amigos. Ir malhar na academia.
CERTO:
Brincar com as crianças em casa e organizar encontros por vídeo conferência com os amigos e familiares considerados de alto de risco (idosos, pessoas com problemas de coração e respiratórios, pessoas que tem imunidade comprometida, etc.).
ERRADO:
Reunir as crianças da vizinhança para brincar, onde quer que seja. Levar os netos para visitar seus avós. Convidar o(a) melhor amigo(a) do(a) filho(a) para dormir em casa.
Resumo: como praticar o “isolamento social” no seu dia-a-dia
- Permanecer em casa o máximo possível, inclusive para refeições e entretenimento.
- Fazer compras pela Internet e usar outros serviços de entrega em casa.
- Ir ao supermercado ou usar o transporte público durante os horários mais vazios.
- Realizar reuniões virtualmente. Por exemplo, via Zoom ou Skype.
- Manter a forma, fazendo exercícios dentro e nos arredores de casa.
- Promover encontros e brincadeiras entre crianças virtualmente.
- Trabalhar em casa.
- Entrar contato com amigos e família através de meios digitais de comunicação como WhatsApp ou FaceTime.
*campo obrigatório