Eventos, cultura, negócios: conheça as iniciativas do Consulado para a Comunidade Brasileira

Nestor Forster, Cônsul-Geral do Brasil (Crédito: Divulgação/X)

Na última de uma série de três entrevistas exclusivas para o Jornal Brasil Vancouver ao longo deste ano, o Cônsul-Geral do Brasil em Vancouver fala sobre a relação do consulado com a comunidade brasileira, incluindo planos para eventos, promoção da cultura brasileira, difusão da língua portuguesa e apoio aos empreendedores na região. Leia, na íntegra, a entrevista com o Cônsul Nestor Forster:

JORNAL BRASIL VANCOUVER: Quais são os seus planos para aproximar o Consulado-Geral do Brasil da comunidade brasileira em Vancouver?

NESTOR FORSTER: Tendo chegado a Vancouver no ano passado, registro com satisfação que vários dos meus planos já viraram realidade. A aproximação com a comunidade é certamente um deles.  Temos uma relação muito próxima, que temos cultivado por meio de visitas a organizações e negócios brasileiros, eventos com empreendedores brasileiros dos mais diversos setores, reuniões presenciais e virtuais, assim como uma presença tão constante quanto possível nas mídias sociais.

JBV: Na sua opinião, como o Consulado pode impulsionar o desenvolvimento e integração da comunidade brasileira?

NF: Creio que o melhor que o Consulado pode fazer é o que temos feito: manter as portas abertas ao diálogo com a comunidade, que busca nossa participação, mas que não precisa do Consulado para se organizar.

Esse é um aspecto peculiar do perfil de nossa comunidade aqui em Vancouver, composta de muitos profissionais, estudantes, empresários, pessoas em geral muito qualificadas, que não desejam um Consulado com viés paternalista. Ao contrário, o que vejo aqui é um espírito de parceria e de colaboração.

JBV: Há planos de eventos presenciais para brasileiros na Metro Vancouver, organizados ou apoiados pelo Consulado, a partir deste ano?

NF: Sim, temos vários projetos aguardando aprovação final de Brasília e vamos divulgá-los no momento apropriado.

JBV: A celebração anual da Independência do Brasil em Vancouver, tradicionalmente organizada pelo Consulado, não foi realizada ano passado, por questões logísticas. Em 2022, chamado de “Brasil 200”, em referência ao bicentenário da Independência, o evento reuniu cerca de 8 mil pessoas, um sucesso retumbante. O Consulado-Geral tem planos de realizar a celebração novamente?

NF: A tradição do Itamaraty é realizar recepção oficial em comemoração à data nacional por nossas embaixadas, localizadas nas capitais. Já os consulados costumam participar dos eventos eventualmente organizados pela própria comunidade.

Nós estamos sempre prontos a nos juntar às comemorações do Dia da Pátria, uma data que une a todos os brasileiros para celebrar aquilo que temos em comum, a nossa língua, a nossa música, a nossa comida, a nossa brasilidade.

Nestor Forster ao lado de David Eby, Premier de British Columbia.

JBV: Como o Consulado pode facilitar e incentivar que os brasileiros em British Columbia (em particular, os filhos de imigrantes brasileiros) possam manter seus laços afetivos e culturais com o Brasil?

NF: Penso que a melhor forma de promover esses laços é apoiar organizações da própria comunidade dedicadas a essa finalidade.  Cito como exemplo a “Oficina Curumim”, que há mais de dez anos se dedica a promover o ensino do português e da cultura brasileira, em seus diferentes aspectos, com apoio de famílias com crianças em idade escolar.

Já visitei a Oficina mais de uma vez e fiquei muito satisfeito com a qualidade do trabalho e o grau de envolvimento da comunidade. Em um domingo pela manhã, havia cerca de 100 crianças filhas de brasileiros participando das atividades de teatro, artes, histórias infantis e música, realmente uma beleza.

JBV: Há alguma iniciativa ou plano em particular do Consulado para promover ou incentivar o ensino da língua portuguesa em Vancouver para a segunda geração (filhos de) de brasileiros em Vancouver e arredores?

NF: Como disse, o consulado celebrou entendimento com a Simon Fraser University para a criação de um Leitorado de língua portuguesa, a cargo de professora brasileira, que esperamos seja uma contribuição perene ao ensino de nossa língua.

No mês de maio, em iniciativa conjunta com meu colega de Portugal, organizamos celebração do Dia da Língua Portuguesa na UBC, destacando o papel do ensino da língua e de nossa literatura e cultura para as novas gerações.

Vancouver conta hoje com cursos de português oferecidos pelas duas maiores universidades desta grande cidade, que podem ser frequentados também pelos filhos de imigrantes brasileiros.

JBV: Como o senhor acredita que o Consulado pode estimular ou apoiar os pequenos e médios empreendedores brasileiros na região?

NF: O Consulado está à disposição de pequenos e médios empreendedores, por meio do Setor de Promoção Comercial, para fornecer informações e orientações sobre oportunidades de negócio. É claro que muito depende das autoridades locais, nos aspectos práticos e regulatórios.

JBV: O Consulado-Geral do Brasil em Hamamatsu, no Japão, possui em suas dependências um “Espaço do Empreendedor Brasileiro”, serviço gratuito de apoio e orientação a micro e pequenos empresários e trabalhadores brasileiros residentes naquele país. O senhor acredita que esta iniciativa pode ser replicada na Metro Vancouver, visto o grande número de empreendedores brasileiros no oeste canadense?

NF: Na medida de nossas possiblidades, e tendo em conta a realidade específica de Vancouver, que é distinta da de Hamamatsu, já temos prestado esse serviço, por meio sobretudo de iniciativas periódicas, como a organização de eventos promocionais.

Nos últimos meses tivemos a degustação de destilados, com participação de missão comercial do Brasil, o “Café da manhã empresarial”, com ampla participação de empreendedores brasileiros dos mais diversos setores, e eventos voltados aos setores de mineração e de startups, com apoio importante das Câmaras de Comércio.

JBV: Qual é a sua mensagem final aos brasileiros na Metro Vancouver?

NF: Quero aproveitar apenas para assinalar minha satisfação com o apoio que o Consulado tem recebido da comunidade brasileira e de suas lideranças, não só em Vancouver, mas em toda nossa jurisdição, inclusive por meio do excelente trabalho realizado por nossos Cônsules Honorários em Edmonton, Calgary e Saskatoon. Muito obrigado a todos!

Banner JBV WhatsApp CanalFique por dentro das notícias de Vancouver, do Canadá e da comunidade brasileira. Assine nossa newsletter:




*campo obrigatório

Prestigie os anunciantes do Jornal Brasil Vancouver