O ICBC, órgão público que administra os seguros de automóvel em British Columbia, vai devolver parte do valor pago pelos segurados ano passado a partir de março.
Os clientes do ICBC receberão as restituições únicas (“rebates” em inglês) de, em média, $190 até meados de junho, referentes a uma parcela proporcional dos 600 milhões de dólares que foram economizados pela seguradora estatal, devido a uma grande redução em acidentes e custos em decorrência da pandemia de COVID-19. O valor da restituição individual pode chegar a $400.
“Nosso trabalho para tornar a vida mais acessível para os habitantes da província inclui o cumprimento do nosso compromisso de devolver às pessoas os lucros do ICBC durante a pandemia” disse o premier da província John Horgan. Ainda segundo o premier, “os cheques estarão no correio em breve.”
Menos acidentes durante a pandemia
Desde o início do ano fiscal de 2020-21, o ICBC teve menos colisões relatadas e custos de sinistros (acidentes) mais baixos, resultando em uma receita maior do que esperada. Este lucro foi atenuado parcialmente por uma receita menor devido a apólices de seguro vencidas e canceladas.
“À medida que a rotina de uso dos automóveis foi alterada durante a pandemia, incluindo a permanência nas proximidades de casa ou fora das ruas, as reservas financeiras do ICBC aumentaram”, explicou Mike Farnworth, Ministro de Segurança Pública e Procurador Geral. “Depois de avaliar as receitas relacionadas à pandemia com relação aos resultados financeiros do ICBC, estamos prontos para oferecer um estorno significativo para milhões de motoristas em BC” explicou.
Quem é elegível para receber a restituição do ICBC
A maioria dos clientes com uma apólice ativa entre 1º de abril a 30 de setembro de 2020 será considerado elegível a receber a restituição, com o valor baseado em uma parte do que foi pago pela cobertura durante este período. As exceções incluem clientes com apólices de curto prazo, armazenamento (do carro) ou outros seguros cujos prêmios (pagamentos) já refletem uma menor utilização.
Segundo o presidente e CEO do ICBC, Nicolas Jimenez, “foram as escolhas que nossos segurados fizeram durante um período sem precedentes que contribuíram com nossos resultados financeiros positivos, e a grande maioria deles agora vai compartilhar deste sucesso, por meio de uma das maiores restituições decorrentes da pandemia de COVID-19 por qualquer seguradora no Canadá.”
O ICBC começará a enviar cheques de reembolso pelo correio a partir de meados de março. Segundo o governo, “com a reforma do portfólio de produtos realizada em 2019 e a economia por menos acidentes, o ICBC está em uma posição financeira sólida para enviar as restituições referente à pandemia”. O ICBC ainda pretende dispor aos segurados “taxas de seguros menores por meio do Enhanced Care” a partir de maio de 2021.
Fique por dentro das notícias de Vancouver, do Canadá e da comunidade brasileira. Assine nossa newsletter semanal:
*campo obrigatório