Mercado de imóveis apresenta sinais de aquecimento em Vancouver, após pausa na alta da taxa de juros

Conversamos com o corretor de imóveis e especialista em crédito imobiliário Jonathan Silveira, que mostra os passos para alcançar a casa dos sonhos no Canadá. Veja na matéria as dicas e informações compartilhadas pelo experiente profissional brasileiro.

Crédito: FatCamera

Desde o início do ano passado, o mercado imobiliário no Canadá passou por uma forte retração, com muitos compradores adiando planos para adquirir uma nova casa, numa consequência direta do gradual, porém constante, aumento da taxa de juros pelo Bank of Canada (Banco Central do Canadá).

A rápida escalada de aumentos diminuiu consideravelmente o poder de compra dos interessados no mercado, à medida que o valor dos empréstimos aumentou e os preços das residências cairam, desestimulando vendedores a colocar suas propriedades à venda.

Dados do Real Estate Board of Greater Vancouver (REBGV) mostram que os preços médios na Metro Vancouver (casas) caíram cerca de 11.3%, considerando o valor médio em fevereiro de 2022 de $2,044,800 em comparação com $1,813,100 em fevereiro de 2023. E o número de casas vendidas teve queda acentuada de 49.1% na comparação direta entre os meses de fevereiro de 2022 e 2023.

Houve também queda na venda e nos valores de apartamentos e townhouses (casas geminadas) na região.  

Porém recentemente o Bank of Canada sinalizou que novos aumentos na taxa de juros não devem ocorrer nos próximos meses, visto que a inflação caminha na direção certa, ou seja, para baixo.

Esta semana, o Instituto de Estatística do Canadá (Statistics Canada) divulgou o Índice de Preços ao Consumidor (CPI) de fevereiro. A inflação global caiu de 5,9% para 5,2%, em janeiro, mais do que o esperado. Esta foi a maior desaceleração do CPI desde o início da pandemia, em abril de 2020.

Segundo análise de Sherry Cooper, economista-chefe do Dominion Lending Centers, “o Bank of Canada está, sem dúvida, satisfeito com o fato de a inflação continuar a desacelerar”.

A taxa de inflação do Canadá no momento é baixa em comparação com os Estados Unidos (6,0% no mês passado), Reino Unido (10,1%), Austrália (7,2%) e a Zona do Euro (8,5%).

Por outro lado, não há garantia de que a taxa de juros no Canadá não suba mais no futuro, até o país atingir a meta inflacionária de 2%. “Estaremos monitorando de perto o mercado de trabalho e os gastos do consumidor” ressalta Cooper.

Mercado imobiliário espera aquecimento em 2023

Em conversa com o Jornal Brasil Vancouver, Jonathan Silveira, corretor de imóveis brasileiro, disse que o setor está “antecipando um mercado mais aquecido nesta primavera em função principalmente de uma taxa de juros mais estável, um crescente fluxo de novos imigrantes e o número de casas disponíveis (oferta) ainda abaixo do ideal, o que pode gerar uma crescente competição por residências”.

O perfil dos compradores varia desde aqueles interessados em adquirir sua primeira casa no Canadá, até pessoas que precisam se mudar por motivos diversos, como circunstâncias profissionais, ou mais filhos em casa, por exemplo.

Em comum, todos estão atentos para não perder a oportunidade de aproveitar os preços momentaneamente mais baixos.

“É possível alcançar a casa dos sonhos no Canadá, mas para compradores de primeira viagem principalmente, talvez seja necessário adotar uma estratégia de médio a longo prazo” explica Jonathan Silveira, que também é especialista em crédito imobiliário (mortgage).

“O primeiro passo é entrar no mercado e parar de pagar aluguel, ou seja, comprar uma propriedade que caiba no bolso do cliente naquele momento. Posteriormente, após alguns anos, será possível pensar no passo seguinte, ou seja, se aproximar da casa considerada ideal. Vale observar que, em média, os canadenses mudam de casa a cada cinco anos” diz o especialista brasileiro.

Primeiro imóvel depende de orçamento e aprovação de crédito imobiliário

A percepção entre os corretores de imóvel é que há neste momento uma maior movimentação entre os compradores em potencial.

Em entrevista ao site City News, o profissional imobiliário Tirajeh Mazaheri observou que “aqueles interessados em adquirir um imóvel, que ainda não obtiveram aprovação de crédito imobiliário, estão buscando sua aprovação agora, porque desejam comprar sua casa e estão preocupados que os preços voltem a subir novamente”.

Apesar deste sentimento, Mazaheri não vê o mercado voltando ao ritmo frenético de 2021, principalmente pela falta de imóveis disponíveis neste momento.

[wps_quote style=”style-3″ cite=”Jonathan Silveira”]Já se nota um número significativo de vendedores começando a colocar suas propriedades à venda este mês, com preços mais atraentes para os compradores em potencial.[/wps_quote]

Jonathan Silveira explica que o primeiro passo para comprar é conversar com um especialista em crédito imobiliário (mortgage) no Canadá, avaliar o poder de compra e as opções de financiamento disponíveis.

“É normal surgirem boas oportunidades para comprar, mas sem crédito aprovado, o interessado não pode arrematar a propriedade” enfatiza o corretor brasileiro. Em outras palavras, “esteja pronto para quando aparecer o famoso bom, bonito e barato” conclui.

A quantidade de imóveis disponíveis tende a aumentar com a chegada da primavera. O número de propriedades residenciais à venda na Metro Vancouver apresentou um leve aumento de 5,2% entre janeiro (7,478) e fevereiro (7,868). A tendência é o número aumentar consideravelmente já em março.

“Já se nota um número significativo de vendedores começando a colocar suas propriedades à venda este mês, com preços mais atraentes para os compradores em potencial, seguindo as atuais condições de mercado” observa o profissional brasileiro.

“Por outro lado, as melhores propriedades muitas vezes atraem mais de um interessado, gerando uma espécie de leilão entre os compradores, o que pode aumentar significativamente o preço de venda” alerta.

Pensando em comprar uma casa? Fale com o Jonathan Silveira

Com mais de 20 anos de experiência atuando em toda Metro Vancouver, o brasileiro Jonathan Silveira é corretor de imóveis (real estate agent) e um experiente negociador estratégico. Jonathan também é especialista licenciado em financiamento e crédito imobiliário (mortgage broker) para a província de British Columbia.

Em 2022, ele recebeu o prêmio “President’s Club Award”, concedido apenas aos “Top 1%” dos corretores de imóveis na Metro Vancouver.

Fale com o Jonathan sobre como garantir seu financiamento, comprar a sua casa e garantir qualidade de vida para você e sua família na Metro Vancouver. Trabalhando com brasileiros no Canadá há duas décadas, Jonathan fala a sua língua, para garantir que o processo de compra em seu novo país seja realizado com segurança e sem sustos.

Marque um bate-papo sem compromisso, para avaliar sua estratégia imobiliária no Canadá.

Endereço: 102-2806 Kingsway, Vancouver
Telefone: (778) 861-5467
Email: info@jonathansilveira.com 
WhatsApp: https://wa.link/vfijqe
Instagram: https://bit.ly/jonathan-instagram

         Jonathan Silveira (Crédito: Divulgação)

Prestigie os anunciantes do Jornal Brasil Vancouver